Setur promove oficina da Rota Gastronômica do Tapajós
Técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) estiveram, nesta quarta (05) e quinta-feira (06), em Santarém, promovendo a oficina da Rota Gastronômica do Tapajós “Peixe da Esquina” junto ao trade local. Participam do encontro representantes de diversas comunidades, do setor hoteleiro, de restaurantes, da Empresa de Assistência Teécnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e produtores orgânicos dos municípios de Santarém, Belterra e da Vila de Alter do Chão.
O evento contou com a presença do coordenador do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) da Setur, Álvaro do Espírito Santo, e teve como consultor o especialista em Turismo, Planejamento e Gestão Pública, Sílvio Barros. Na oficina foram debatidos os principais desafios para a estruturação da rota e também as soluções devem ser adotadas pela rede de parceiros, a fim de promover a organização e garantir o padrão de qualidade nos serviços prestados aos turistas.
Entre os tópicos abordados estiveram questões como a infraestrutura urbana, capacitação e envolvimento, comunicação e marketing, e ainda, a operação turística. Ao final da oficina, os participantes definiram a proposta de duração do roteiro, que pode ter de um dia ou até sete dias. Vale destacar que qualquer roteiro turístico leva em consideração certa flexibilidade para ser adequado conforme o tempo de permanência média do visitante.
Entre as experiências que podem ser oferecidas ao turista e pensadas pelos integrantes da oficina para os dias de roteiro estão atrações como café da manhã regional, Mercado de Peixe, river tour, piracema, Lago Verde, Floresta Encantada, Ponta do Cururu (em Alter do Chão), trilha na Serra da Piroca, farinhada, açaí, feijão manteiguinha, produção de cupuaçu e taperebá, Ponta de Pedra, Lago Tapari, Piracaia, criação de peixes, produção de mel, artesanato e passeio de canoa, entre outros.