Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO 2017

Corpo de Bombeiros salva três pessoas na praia do Atalaia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/07/2017 00h00

 

Agentes do 13º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) salvaram nesta semana três pessoas no município de Salinópolis, no nordeste paraense. O primeiro caso ocorreu na tarde de quinta-feira (06), na praia do Atalaia, quando os militares salvaram uma criança de um ano em grau 3 de afogamento. Quando foi levada ao hospital, a criança já estava fora de perigo. O segundo caso foi na manhã desta sexta-feira (7), envolvendo a adolescente Maria Luiza Lana, de 16 anos, e Matheus Lana, 6 anos. Ambos foram salvos no final da praia do Atalaia.

Maria Luiza e Matheus estavam brincando na beira da praia e rapidamente foram arrastados pela correnteza para um canal, a cerca de 100 metros da margem. Os guarda-vidas que estavam de prontidão observaram a ocorrência e prestaram o atendimento com rapidez, evitando que os irmãos se afogassem.

Segundo o tenente Antoniel Nascimento, o pai das vítimas, Júlio Bretos, não conseguiu evitar que os filhos fossem levados pela correnteza. Ele não sabe nadar, e resolveu chamar os bombeiros. Está é considerada pelos guarda-vidas a melhor atitude nesses casos.

A ocorrência foi atendida com êxito, pois os guarda-vidas estão distribuídos nas praias de Salinópolis, e contam com apoio de jet-ski, fundamental para realizar resgate aquático. 

A família das vítimas agradeceu à equipe dos bombeiros, formada pelo tenente Nascimento, sargento Eder, cabo Lucena e soldado Alcântara.

Prevenção - Os militares do Corpo de Bombeiros de Salinópolis reforçarão o trabalho de prevenção nas praias do município. Na semana passada, uma pessoa morreu por afogamento na praia do Atalaia. As atividades de alerta sobre o nível da maré e os locais onde atuam os guarda-vidas estão sendo realizadas por meio de panfletos e quatro placas de aviso, instaladas ao longo da praia do Atalaia.

Duas placas estão em um local conhecido por “cabeça de nego”, no final da praia do Atalaia; outra no início da praia, e a quarta no final da praia do Farol Velho. Segundo o comandante do 13º GBM, major Jacob Macieira, os militares da corporação concentram as fiscalizações na praia do Atalaia, nos 2 quilômetros em que foram distribuídas as bandeirolas utilizadas para organizar o fluxo de veículos no local.

“Mesmo assim, militares se deslocam ao final da praia, no sentido de alertar que as pessoas entrem na água em locais onde esteja a fiscalização dos bombeiros, para agilizar o atendimento, caso seja necessário”, informou o major.

Tranquilidade - O estudante Eduardo Souza, 19 anos, disse que está aproveitando com tranquilidade as praias de Salinas há uma semana, na companhia dos amigos. “Sempre ficamos perto de onde tenha guarda-vidas, porque assim nos sentimos mais seguros. E agora, com as placas, temos mais facilidade de identificar os locais para tomar banho com segurança”, disse Eduardo.

As medidas de prevenção nas praias de Salinas fazem parte das ações da Operação Verão 2017, executada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em todo o Estado, até 31 de junho. (Com a colaboração de Roclane Nascimento).