Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA COM MINISTÉRIO

Estado já dispõe de mais 20 viaturas para reforçar ações de segurança

Por Aline Saavedra (SECOM)
02/11/2019 12h31

O governador Helder Barbalho e demais autoridades na solenidade de entrega das viaturasMais 20 viaturas passam a reforçar, a partir deste sábado (2), as ações de segurança pública de prevenção à criminalidade e combate à violência no Pará. Pela manhã, os veículos foram entregues em solenidade na Praça Batista Campos, com a presença do governador Helder Barbalho; do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, e outras autoridades. A entrega reafirma o compromisso do governo em equipar os órgãos de segurança, para continuar reduzindo o número de crimes e proporcionando tranquilidade e paz social.

Os veículos repassados pela Senasp são uma contrapartida pela parceria do governo do EstadoSão 16 veículos novos - 15 pick-ups modelo L200 da Triton e um veículo sedan modelo C4 Pallas, da Citroën -, repassados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. São bens doados aos estados como contrapartida por disponibilizarem agentes de segurança para a Força Nacional. Os veículos doados correspondem ao exercício de 2017 e 2018. Também foram adquiridos, com recursos do Tesouro estadual, quatro veículos Toyota Hilux. O investimento total nas 20 novas viaturas é de R$ 2.741.718,00.

"O que estamos entregando aqui é o retorno do que estamos colaborando com o Ministério da Justiça, com a Força Nacional, e dentro desta cooperação estamos recebendo e investido nessas 20 viaturas que estarão equipando a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, da mesma forma que temos preocupação de estruturar a Polícia Civil, para que todos os agentes de segurança pública possam estar em condições de oferecer à população paraense serviço de segurança de qualidade", informou o governador Helder Barbalho.

A Polícia Militar receberá 14 carros, sendo 13 pick-ups modelo L200 e um sedan; o Corpo de Bombeiros Militar ficará com um veículo, e o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, com uma viatura. As quatro pick-ups Hilux serão utilizadas nas ações de rotina da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).A melhoria dos equipamentos das forças de segurança amplia o poder de combate à violência

Prioridade - Durante a entrega, o governador reafirmou que a segurança pública é prioridade do governo do Estado, que de forma integrada às ações sociais vem transformando, para melhor, o cenário de violência. "A estratégia envolve o policiamento preventivo, com ações de inteligência, policiamento ostensivo, maior presença de policiais nas ruas, próximos da população e fazendo o enfrentamento à criminalidade, e claro, investimentos no estrutural, em educação, cultura, geração de oportunidades e renda, construindo um novo patamar de sociedade, promovendo a  justiça e a transformação social", reiterou Helder Barbalho, que estava acompanhado de outras autoridades, como o vice-governador Lúcio Vale e o titular da Superintendência do Sistema Penitenciário, Jarbas Vasconcelos.Helder Barbalho (d) cumprimenta um militar, que com a nova frota tem mais comodidade para trabalhar

Para frequentadores da Praça Batista Campos que acompanharam a entrega das viaturas, com o reforço no aparelhamento a tendência é viver com mais tranquilidade. "Antes, a gente ouvia falar naqueles montes de crimes que aconteciam, um atrás do outro. Hoje, a gente não ouve mais falar tanto. Muita coisa mudou e, com certeza, com mais carros, com mais policiais nas ruas, a violência vai continuar diminuindo", disse o servidor público Paulo Diniz, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

Interiorização - O titular da Segup, Ualame Machado, destacou que os veículos darão suporte também a cidades do interior, a fim de potencializar as ações estratégicas de segurança e combate ao crime com mais eficácia.

"As 20 viaturas irão poder suplementar a necessidade em outros pontos do Pará, as cidades do interior que necessitam do suporte de viatura, para que possam receber esse incremento e melhorar ainda mais o policiamento e a qualidade do serviço prestado", informou o secretário.