Curso ensina estudantes e professores a fazer e manter hortas nas escolas
Na primeira etapa, serão beneficiados 10 colégios da rede estadual localizados nos bairros do Terpaz
Treinamento está sendo ministrado pelo Senar em oito unidades de ensino de Belém e duas de MaritubaEstudantes e professores de 10 escolas da rede estadual estão aprendendo a fazer hortas. O curso faz parte do projeto “Cinturão Verde nas Escolas”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e pela Fundação de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). Nessa primeira etapa, estão sendo contemplados colégios localizados nos bairros que recebem ações do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).
O curso de 40 horas está sendo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em oito escolas de Belém e duas de Marituba. Participam das aulas teóricas e práticas, realizadas no contra turno, 20 estudantes e um professor de cada unidade de ensino. “São os alunos mesmos que manifestam interesse em participar do projeto e tem sido grande a procura. Já estamos fazendo até lista de espera”, comemora a coordenação do projeto, Charles Souza.
Merenda – O objetivo maior é envolver toda a comunidade escolar, inclusive os pais, na produção orgânica de alimentos que poderão ser usados na própria merenda e até mesmo distribuídos na comunidade. Para isso, as escolas recebem, além do treinamento, todos os insumos necessários (sementes, adubos, ferramentas) e acompanhamento técnico por dois anos.
Escolas terão acompanhamento técnico por dois anosCharles informa que as visitas nas escolas serão feitas todos os meses por equipes da Sectet e do Senar. “Nós iremos acompanhar de perto o desenvolvimento das hortas, sempre dando as orientações técnicas necessárias para a manutenção da produção de alimentos de boa qualidade”, afirma o servidor da Sectet.
Fases – A primeira fase de realização dos cursos e preparação das hortas teve início na segunda quinzena de outubro em dez escolas. A partir da segunda quinzena de novembro, outras dez entram no calendário de implantação do projeto.
Todas os colégios foram visitados previamente pela equipe para a verificação do espaço adequado para a plantação das hortas. “Nesse primeiro momento, estão sendo atendidas unidades de ensino que estão nos bairros do TerPaz. Depois, iremos estender o projeto a outras escolas de Belém e Região Metropolitana que tenham espaço adequado e interesse em participar”, garante Charles Souza.