Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SALVANDO VIDAS

HRPM encerra programações do “Outubro Rosa” com mais de 300 agendamentos para exame de mamografia

Por Lucas Brilhante (HRPM)
31/10/2019 15h04

A equipe do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, encerrou a campanha do “Outubro Rosa” com mais de 300 agendamentos para realização do exame de mamografia de rastreamento do câncer de mama. Foi um mês de atividades intensas de educação em saúde com palestras e distribuição de material educativo para colaboradores, usuários, acompanhantes nas áreas de atendimento e para a comunidade em geral.

As mamografias serão realizadas ao longo de novembro e dezembro e serão avaliadas pelos profissionais do HRPM. Se for detectado alguma alteração, os nomes das pacientes serão encaminhados para o 8º Centro Regional de Saúde (8º CRS) para agendamento de consulta com o mastologista do hospital para dar seguimento à conduta médica. O último evento do mês, foi promovido na noite de terça-feira (29) no Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional (CEDEP) que ficou pequeno para os mais de 300 participantes. Entre o público presente, maciçamente composto por mulheres, estava a vendedora, Irani Custodio, 62 anos, que deu seu depoimento. Ela que foi diagnosticada com câncer. “Quando eu recebi o diagnóstico foi horrível. A gente pensa que acabou tudo. É o momento que só quer chorar, mas depois eu refleti, pedi a Deus e pensei que tinha que lutar. Foi tudo muito rápido, depois de dezoito dias eu fui pra sala de cirurgia e deu tudo certo. O tratamento é difícil, muita angustia, medo. Algumas vezes pensei em desistir, mas agora estou aqui. Curada e muito feliz”, conta emocionada.

Para a diretora executiva do Hospital Regional, Rejane Xavier, o encerramento da campanha “Outubro Rosa” foi um sucesso. "Foi um momento ímpar e de muito aprendizado entre o público expressivo que lotou o local do evento, o que denota a credibilidade da equipe do HRPM junto à população brevense. Encerramos as ações da campanha com muito êxito", ressaltou a gestora ao adiantar que a unidade disponibiliza, mensalmente, para os usuários vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde, 200 exames de mamografia, 50 consultas de mastologia e 30 consultas de ginecologia oncológica. São serviços oferecidos às usuárias atendendo o perfil da vaga.

A obstetra ginecológica, Dra. Ana Conceição ministrou a palestra ao público ao abordar tópicos como prevenção, fatores de risco, como fazer o auto exame e o que fazer quando se descobre a doença. “É muito importante levar esse conhecimento, expandir e alertar as mulheres desse mal que ainda acomete muitas em nosso país. Fiquei muito feliz em ver esse lugar lotado e também muitos homens na palestra” disse a doutora.

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) não mediu esforços para que o evento fosse um sucesso, a professora, Maria Lucileide Souza, 42 anos, comprovou parabenizando a equipe, ela que já participa pela segunda vez da campanha “a gente percebe a importância dessa ação, parabenizo a todos, pois esta palestra pode estar se expandindo nas famílias, na campanha passada eu não vi homens participando da palestra e hoje pude ver que teve a participação deles e isso é bom porque eles vão estar divulgando dentro de casa, inclusive trouxe a minha filha de 12 anos que se interessou muito e ficou atenta a fala da médica”.

Dados da doença- O câncer de mama é o tipo de câncer com maior incidência na população feminina do País. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que serão 59,7 mil novos casos este ano, o que representará cerca de 30% do total de neoplasias malignas entre as mulheres.

A mortalidade por câncer de mama está ligada principalmente ao acesso a diagnóstico e tratamento adequado no tempo oportuno. O objetivo é diagnosticar o câncer o mais precocemente possível, ainda nos estágios iniciais da doença, quando o tratamento é mais efetivo.

O evento contou ainda com a participação da diretora Técnica, Dra. Cristina Palheta; a diretora Assistencial, Maria Mastroantonio e a diretora Administrativo/financeiro Debora Whortmann.

Serviço - O HRPM é um órgão do Governo do estado, oferece assistência de média e alta complexidade para usuários vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) que é composto pelos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O hospital dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7 às 18h. O HRPM está localizado na Av. Rio Branco, 1.266, Centro. Contato: (91) 3783-2140/ 3783-2127.