Hospital realizou mais de 170 exames de prevenção ao câncer de mama
Ações ocorreram em parceria com Secretarias de Saúde de cinco municípios
Foram beneficiadas mulheres de Abaetetuba, Mocajuba, Goianésia, Igarapé Miri e Cametá, que compõem a Região do Baixo TocantinsCom o intuito de apoiar a causa do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) promoveu, ao longo deste mês, seis mutirões de saúde. Ao todo, foram ofertados gratuitamente mais 170 exames, incluindo mamografia, raio X e eletrocardiograma. O objetivo foi prevenir e diagnosticar precocemente a doença.
As ações ocorreram em parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios de Abaetetuba, Mocajuba, Goianésia, Igarapé Miri e Cametá, que compõem a Região do Baixo Tocantins.
Além dos exames, foram realizadas palestras com especialistas, dinâmicas e ginástica laboral, além de rodas de conversa sobre distúrbios mentais com as usuárias, destacando a importância do diálogo sobre o tema, uma vez que a descoberta e tratamento da doença podem causar abalo emocional.
"Sabemos que receber a informação de um diagnóstico de câncer de mama não é fácil, ainda mais para mulheres que vivem em locais de difícil acesso, e que encontram poucas oportunidades para se cuidar. Uma palavra de apoio, uma atitude sincera e até mesmo um abraço podem fazer a diferença e motivar essas mulheres. Portanto, além de exames, também oferecemos apoio emocional para que se sintam acolhidas de forma humanizada”, afirmou a terapeuta ocupacional da unidade, Djeyseanne Duarte.
A enfermeira Nadja Varão, responsável pela organização dos atendimentos e exames laboratoriais, acrescenta que o diagnóstico precoce é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. "Quando identificada cedo, a doença pode ser tratada, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, aumentando as chances de tratamento e cura. O autoexame tem o papel fundamental nesse processo", reitera.
Mamografia, raio X e eletrocardiograma foram ofertados gratuitamente pelo Hospital de BarcarenaA triagem de pacientes foi realizada a partir de agendamento no Sistema de Regulação (Sisreg) de cada município. Os exames foram destinados às mulheres a partir dos 40 anos, que apresentaram cópia e originais da carteira de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e encaminhamento do médico.
"Nas unidades de saúde municipais, mulheres com idade entre 40 e 70 anos são selecionadas através do rastreamento. Fazemos questionários, além da consulta com médicos e enfermeiros, para ter um filtro de acordo com o histórico das pacientes e critérios de cada caso. A partir disso, fazemos cadastros dessas usuárias no Sisreg, o que permite o encaminhamento ao Hospital Materno-Infantil de Barcarena, que tem sido um parceiro essencial do município, e tem feito muita diferente na vida dessas mulheres", ressalta o enfermeiro regulador da Secretária de Saúde de Cametá, Renato Redig.
Sobre o Materno-Infantil de Barcarena
Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. Mantida pelo governo do Estado, é uma unidade hospitalar pública que atende média e alta complexidades. O público alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.