Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FIM DA GRANDE FESTA

Recírio marca o encerramento da quadra nazarena 

Em clima de despedida, paraenses já estão ansiosos para a edição 228 do Círio de Nazaré em 2020.

Por Larissa Noguchi (SECOM)
28/10/2019 14h39

Depois de duas semanas de procissões, shows e de programações especiais, o Círio 2019 chegou ao fim. Na manhã desta segunda-feira (28) aconteceu a subida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré na Basílica ao Glória, que durante toda a quadra nazarena, ficou bem perto dos fiéis. Logo depois, uma missa foi celebrada na praça Santuário por Dom José Luís Azcona Hermoso, Bispo Prelado Emérito do Marajó. 

Para a diretoria da festa, o Recírio representa o encerramento de muita dedicação, já que foram 15 dias intensos de muito trabalho durantes as procissões. “A gente que vive isso, o tempo todo, fica impressionado quando tudo termina. Muitas coisas nos trouxeram até aqui. Os nossos objetivos são muitos e o maior é levar Cristo às pessoas através de Maria durante o Círio”, disse Lilian Acatauassú, coordenadora do Círio. 

Após a celebração, a procissão do Recírio começou. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida por aproximadamente 700 metros, até a capela do Colégio Gentil Bittencourt, sendo este o menor trajeto das romarias oficiais. Os devotos acompanharam a procissão pela passagem Dom Alberto, contornando a Praça Santuário, seguindo pela travessa Generalíssimo Deodoro, Avenidas Nazaré e Magalhães Barata até chegar à Capela. O percurso foi cumprido em cerca 45 minutos e segundo a Diretoria da Festa de Nazaré, reuniu 50 mil pessoas. 

Ações de segurança e de voluntários durante o Círio 2019 

Uma rede de solidariedade tomou conta dos servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) que em parceria com a ONG Amigos Voluntários do Pará (AVP), atenderam promesseiros nas romarias do Círio de Nazaré 2019.

Em ação inédita, mais de 100 profissionais, entre equipe técnica da ONG e servidores da Secretaria, trabalham voluntariamente no posto localizado na Rua 28 de Setembro, no bairro da Campina.

Para garantir a segurança e tranquilidade para toda a população durante a quadra nazarena, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará esteve com a Operação Círio 2019 entre os dias 08 e 28 de outubro. Foram 8.970 agentes de segurança pública do Estado envolvidos, 1.542 veículos e 134 animais, entre cavalos e cães.

O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, avaliou a segurança da festividade. "Finalizada a festividade Nazarena, nós concluímos que até o Recírio tivemos um saldo muito positivo. O que nós conseguimos fazer durante o Círio foi principalmente o reflexo da integração das forças, que foi fundamental. Por meio do Centro Integrado de Comando, onde nós tivemos todos os órgãos presentes e envolvidos na festividade, não somente os órgãos de segurança pública do Estado, mas também órgãos federais, municipais, como de saúde, parceiros da sociedade civil que irmanados tiveram presentes e possibilitando com que o Círio de Nazaré pudesse ser a festa que sempre foi e com muita segurança, controle e proteção a todos aqueles que participaram. É um modelo que certamente deve ser seguido nos próximos anos e aperfeiçoado ainda mais. Neste ano, nós inovamos com novas câmeras, novos ângulos de transmissões e estrutura. Foi de fato um centro integrado de comando e controle que funcionou muito bem e garantiu a segurança de todos os romeiros e turistas, que a gente pode aperfeiçoar cada vez mais. Certamente foi um grande passo dado e poderemos dar novos passos nos próximos anos. É hora de agradecer a todos aqueles que se empenharam e trabalharam nesse período, seja no planejamento, na execução, até o final da nossa programação com muito afinco. Uma dedicação extrema de todos, em todos os momentos. Não só o trabalho de cada um, mas também a integração de todos que funcionou muito bem e garantiu o objetivo que alcançamos. A segurança pública comemora a redução dos índices de violência, especialmente no período do Círio, na Região Metropolitana de Belém, muito em razão do Centro Integrado de Comando e Controle e da integração de todos os parceiros que atuaram de forma integrada neste período da festa Nazarena".