Plataforma digital ajuda a melhorar desempenho das escolas
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) recebeu oficialmente a Plataforma Digital Foco Pedagógico. Trata-se de um programa de computador disponível aos educadores, para apoiá-los na gestão das escolas e nas atividades pedagógicas – a partir de “evidências” do desempenho dos alunos – visando melhorar a qualidade do ensino.
Chamada originalmente de Foco Brasil, é uma ferramenta de gerenciamento pedagógico criada por uma empresa de São Paulo, a Tuneduc, especializada em estatísticas da educação. O Pará é o primeiro Estado a usar a ferramenta para difundir resultados do teste que vem sendo aplicado desde 2013 para medir a proficiência de estudantes das redes de escolas estaduais e municipais em Língua Portuguesa e Matemática.
A plataforma, apresentada à secretária de Educação, Ana Serruya Hage, e demais adjuntos da Seduc e outros educadores, na última terça-feira (11), está em uso desde o dia 5 de junho, disponível no portal da Seduc. O evento oficializou o uso da nova ferramenta pela comunidade escolar.
Foco Pedagógico é programa pioneiro no Brasil
Aplicada pela Seduc com o nome Foco Pedagógico, a plataforma desenvolvida em parceria com a Tuneduc e apoiadores do projeto (Instituto Unibanco, Fundação Lemann e Itaú BBA) permite a integração de dados educacionais apurados pela prova de avaliação em Língua Portuguesa e Matemática, aplicada pelo Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae) desde 2013.
Essa ação da Seduc faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, executado pela Seduc, no âmbito do Pacto pela Educação, e financiada com recursos do empréstimo obtido pelo governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Uma das missões do Sispae é avaliar o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática do 4º e 8º ano do ensino fundamental e do ensino médio das redes estadual e municipal de escolas.
O Pará foi o primeiro Estado a lançar a plataforma com resultados da avaliação anual da proficiência nessas duas disciplinas. Destinado a contribuir para melhorar a qualidade do ensino, o Foco Pedagógico já está disponível aos educadores da rede estadual, no portal da Seduc. Várias escolas já estão fazendo uso da plataforma; os dados disponíveis permitem aos gestores conhecer a performance da escola, e aos professores a identificar o desempenho de seus alunos. Com visibilidade bastante lúdica, a plataforma reúne os dados disponíveis para que os professores reposicionem seus planos pedagógicos e criem ações em sala de aula.
Um novo tempo da Seduc
“Isso é revolucionário na história da Seduc; com essa ferramenta, demarcamos um novo tempo da performance da educação no Pará”, diz a secretária de Educação, Ana Hage. Ela acrescenta que a ferramenta é revolucionária na medida em que o professor usa as informações estatísticas com objetivos direcionados, quase personalizados, para ajudar seus alunos a alcançarem melhores níveis de desempenho não só em Matemática e Língua Portuguesa, mas nas demais disciplinas.
“Era um momento muito aguardado pela comunidade escolar. Resta, agora, que todos os educadores se empenhem no uso desse instrumento que moderniza o ensino e contribui efetivamente para se dar mais um passo na busca de melhores resultados globais da educação paraense”, acrescenta secretária.
Difusão se ampliará a partir de agosto
A plataforma está em teste desde início de junho. Para usá-la, as escolas precisam se cadastrar. Na fase de teste, 12,7% da rede acessou o Foco Pedagógico. Mais de 36 das escolas de Tucuruí já fizeram isso e lideram o procedimento. Outros municípios cujos educadores já se cadastraram em boa proporção são de Itaituba e Bragança.
A plataforma reúne dados que permitem, também, a alta gestão da Seduc rever planejamento, implantar projetos e requalificar as escolas. “Reforçamos que é fundamental que se faça o cadastro e as escolas passem usar as informações e os professores se reposicionem em sala de aula conforme a realidade de suas turmas. Precisam focar nas evidências estatísticas reveladoras de uma realidade que em grande parte precisa ser mudada radicalmente ou melhorada”, diz Evandro Feio, coordenador do Sispae.
A meta da Secretaria é ampliar rapidamente o acesso à plataforma. A partir de agosto, a Seduc se empenhará na disseminação das informações sobre a aplicação do Foco Pedagógico por meio dos “técnicos de referência” da rede, que estão sendo treinados e que atuarão junto às escolas via teleconferência e visitas in loco.
Proficiência em Português e Matemática avança
A avaliação do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática se iniciou em 2013. Os dados apurados com aprova de 2016 apontam tendência de melhoria contínua. Houve avanço: a média em Matemática aumentou 0,5% no 4º ano e 4,9% nos anos finais do ensino fundamental. No ensino médio, o crescimento da média dos alunos foi de 2% no terceiro ano. Em Língua Portuguesa, a média de domínio dos alunos aumentou 3,4% no 4º ano e 3,5% no 8º ano do ensino fundamental. No ensino médio, o avanço registrado foi de 4,9% no 3º ano.
Serviço: A plataforma Foco Pedagógico pode ser acessada aqui.