Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONGRESSO

Sespa amplia alerta para importância do cuidado com a saúde bucal

Por Carol Menezes (SECOM)
25/10/2019 20h08

No Dia Nacional da Saúde Bucal - 25 de Outubro, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) alerta para a importância de cuidar dessa parte do corpo, primeira entrada de bactérias e outros microrganismos. Uma boca saudável pode manter afastada uma série de doenças e garantir, no caso das mulheres, a saúde do feto e de um parto tranquilo.

A coordenadora Estadual de Saúde Bucal da Sespa, Alessandra Amaral, insiste que a escovação correta três vezes ao dia, e com os movimentos adequados, em qualquer faixa etária, ainda é a melhor prevenção. "Com isso, se evita cárie, doenças da gengiva e situações muito mais graves, que podem chegar até a parto prematuro e aborto, em uma situação, por exemplo, de uma periodontite, infecção que, se agravada, se espalha na corrente sanguínea", informou a coordenadora.

Alessandra AmaralAinda de acordo com Alessandra Amaral, os Centros Estaduais Odontológicos (CEOs), que oferecem atendimento especializado em periodontia, endodontia e odontopediatria - sendo três em Belém e um em Santarém (no oeste do Estado) -, registraram um aumento de 20% de dezembro de 2018 até setembro de 2019. Também há ofertas na Atenção Básica com odontólogos e atendimento a fissurados (pessoas com lábios leporinos) na Santa Casa do Pará, em Belém, e ainda em Santarém e Marabá (no sudeste), este último em expansão.

Riscos – Alessandra Amaral ressaltou que má alimentação, fumo e consumo de álcool aumentam os riscos de câncer bucal. "Essa é uma atenção de todas as coordenações da Sespa, da gestante ao idoso. Em nossas ações no ‘Territórios pela Paz’ (TerPaz) também temos dado toda a atenção ao tema", informou, citando a distribuição de mais de 134 mil kits de higiene bucal associada à atividade coletiva de escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor em todo o Estado.

Para 2020 há previsão de outras 500 mil entregas. Também na pauta para o ano que vem está o levantamento da saúde bucal de populações indígenas e ribeirinhas.

Congresso - Na próxima terça-feira (29) começará, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, o 7º Encontro de Coordenadores de Saúde Bucal, realizado pela Sespa e inserido na programação do XII Congresso Internacional de Odontologia da Amazônia (Cioa), tendo como tema “A Ciência Odontológica na Era da Tecnologia Digital”.

A programação tem a finalidade de apresentar as perspectivas da Coordenação Estadual de Saúde Bucal até 2022, debater a Política Estadual de Saúde Bucal, expor ações realizadas em todo o Pará e ouvir as demandas dos coordenadores e secretários municipais de Saúde.

A programação é composta por cinco palestras: “Perspectivas da Coordenação Estadual de Saúde Bucal no Estado do Pará”, proferida pela coordenadora Alessandra Amaral; “Retrato da Assistência Odontológica Especializada no Pará: as contribuições do PMAQ-CEO”, por Danielle Emmi, da Universidade Federal do Pará (UFPA); “Inquéritos nacionais de saúde bucal: SB Brasil e SB Indígena”, por Helder Pinheiro (UFPA); “PMAQ AB no 3º ciclo no estado do Pará”, por Liliane Nascimento (UFPA), e “Monitoramento de produção na atenção à saúde bucal”, pelo assessor técnico da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Renato Ishigame.