Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

Hospital Público do Sudeste promove palestra sobre Acidente Vascular Cerebral

Ação será realizada na véspera do Dia Mundial de Combate ao AVC para enfatizar os principais sintomas da doença

Por Ederson Oliveira (HRSP)
25/10/2019 17h56

Funcionários e usuários receberam as orientações sobre AVCO Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a causa mais frequente de óbito na população adulta brasileira. O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, promoverá na segunda-feira (28), palestra de conscientização sobre o Dia Mundial de Combate ao AVC – 29 de Outubro. A iniciativa será realizada na unidade, que integra a rede de hospitais públicos do Pará, a fim de alertar usuários e funcionários sobre os fatores de risco, reabilitação e prevenção da doença.

O diretor hospitalar do HRSP, Valdemir Girato, informa que, tradicionalmente, é realizada uma mobilização anual para capacitar funcionários e usuários, para que reconheçam os principais sintomas do AVC. "Infelizmente, é uma doença devastadora, por isso é importante palestras como essa, que ensinam a reconhecer os sintomas, para que o atendimento médico seja realizado o mais rápido possível. Quanto mais cedo o paciente é socorrido, maior a chance de sobrevida ou reabilitação total", afirma.

Fatores de risco – A data 29 de Outubro é importante para mostrar formas de evitar o AVC. Cerca de 90% dos casos podem ser prevenidos, segundo o Ministério da Saúde. Os fatores de risco mais frequentes são a hipertensão, colesterol alto, obesidade, diabetes tipo 2 e tabagismo. Há também fatores relacionados a hábitos não saudáveis, além de inflamações nos vasos sanguíneos e distúrbios de coagulação do sangue, como a hemofilia.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil aparece na quarta posição no ranking de mortalidade por AVC, entre os países latino-americanos e o Caribe. Segundo o levantamento, a doença mata mais de 100 mil brasileiros por ano. Em quase metade das ocorrências, os pacientes que sobrevivem ficam com sequelas sérias.

Estrutura - Referência em atendimento de média e alta complexidade para a população de 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva.

Tem perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.