Debates marcam semana de humanização do Hospital Jean Bitar
O Hospital Jean Bitar realizou nesta semana, a Semana de Humanização da instituição com ampla discussão entre agentes envolvidos diretamente ou indiretamente no atendimento aos usuários da unidade, levando cada um à reflexão sobre a sua atuação, para que a Política Nacional de Humanização (PNH), criada em 2003 pelo Ministério da Saúde (MS), com base nos princípios do SUS na atenção e gestão à saúde, seja, na prática, conforme é preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na conferência de abertura do evento foi apresentada uma retrospectiva sobre os 16 anos da criação da Política Nacional de Humanização (PNH), mostrando avanços, conquistas e desafios diários na prestação de um atendimento humanizado aos usuários do SUS.
Palestras como: "Atendimento ao Público com foco na Humanização”; “Gestão da Qualidade em Organizações de Saúde, Hospitais e Clínicas com Foco na Humanização”; "Gestão da Assistência e a Relação Interdisciplinar na Urgência e Emergência com Foco na Humanização” e “Cuidando de Quem Cuida para uma Assistência Ética e Segura”, oportunizaram a troca de experiências e conhecimentos entre gestores, trabalhadores de saúde e usuários, que refletirão no aprimoramento das práticas no cotidiano dos serviços de saúde ofertados no HJB e sobre a aplicação dos princípios do SUS, tendo como foco a PNH.
Segundo Sandro Mendes, coordenador do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que ministrou palestra sobre "Atendimento ao Público com foco na Humanização”, o usuário do SUS não procura apenas uma solução técnica para o seu problema físico, mas também um conforto e um alívio pessoal.
“Humanizar o atendimento significa entender que esse processo lida com questões emocionais e até mesmo existenciais. Por isso, é tão importante realizar um atendimento com solidariedade e empatia, que são características que diferenciam um profissional ou equipe”, pontuou o coordenador.
Para a coordenadora do laboratório do HJB, a biomédica Andréia Silva, a palestra ministrada por Sandro Mendes trabalhou as diversas maneiras de prestar um atendimento humanizado aos usuários do SUS.
“Foi reforçado na palestra que é necessário ter um olhar especial a cada usuário e cada necessidade sua, pois nenhum usuário possui necessidades iguais, cada um possui uma história de vida e uma atenção diferenciada que demonstre empatia, pode ser a única coisa que aquele usuário necessita no momento. É preciso transmitir confiança, segurança e apoio para que o paciente possa acreditar no tratamento que busca. É o tão falado “olhos nos olhos” que humaniza o tratamento. É ele que permite a troca, o cuidado e o crescimento mútuo entre quem cuida e quem é cuidado”, destaca.
Conforme o consultor empresarial especializado em instituições de assistência em saúde, Paulo Santos, ministrante da palestra sobre “Gestão da Qualidade em Organizações de Saúde, Hospitais e Clínicas com Foco na Humanização”, “não existe atendimento humanizado, sem qualidade dos serviços oferecidos aos usuários. Cada processo, cada parte da instituição tem importância nesse todo, na percepção de valor que o usuário tem. A qualidade contempla esse resultado, desde que cada gestor, cada colaborador faça a sua parte com eficácia. É com a soma de todas as partes que o resultado seja satisfatório e o usuário veja o quanto ele é importante àquela instituição de saúde”, destacou o professor.
“A palestra Gestão da Qualidade em Organizações de Saúde, Hospitais e Clínicas com Foco na Humanização trouxe conhecimentos importantes sobre como podemos melhorar a qualidade do nosso atendimento, organizando os serviços e gerindo adequadamente a equipe, tendo como foco a humanização da assistência prestada. Com isso, a gente consegue diminuir até o período de internação, já que atender de forma humanizada, contribui com a melhora do estado de saúde do paciente”, enfatizou a coordenadora de enfermagem da UTI do HJB, Giselle da Silva Ribeiro.
“Entendi que analisar as evidências desenvolvidas sobre humanização na assistência é fundamental, tendo em vista a contribuição de todos os envolvidos no atendimento ao paciente, para solução de questões estruturais e para o bom resultado do trabalho interdisciplinar”, opinou Ezequiel Barros sobre a palestra “Gestão da Assistência e a Relação Interdisciplinar na Urgência e Emergência com Foco na Humanização”, ministrada pela professora da faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, Francilene Belo.
Para o diretor executivo do HJB, Giovani Merenda, a Semana de Humanização reforçou sobre a missão da unidade, que é promover a assistência humanizada com ética e qualidade para o usuário do SUS.
“Oferecer um atendimento humanizado é o nosso maior objetivo, por ser exatamente este, um dos pilares descritos na nossa missão. Parabenizo o Grupo de Trabalho de Humanização pela iniciativa de trazer o tema humanização dos serviços de saúde ao debate e à reflexão, de forma mais ampla, enfatizando o nosso compromisso de prestar assistência humanizada à população paraense”, ressaltou o diretor.
Além das palestras, a programação da Semana de Humanização contou com ação de doação de sangue e medula óssea em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) que resultou em 50 doações de colaboradores e população. Também houve ação alusiva à “Campanha Outubro Rosa de Prevenção de Câncer de Mama” com palestra sobre prevenção à doença, ministrada nessa quinta-feira (24), pela assistente social da instituição Marta Pamplona, aos usuários que aguardavam atendimento na recepção central.