Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGIONAL DE SANTARÉM

Hospital recebe homenagem por trabalho em educação hospitalar

Hospital Regional de Santarém recebeu premiação por seu reconhecido trabalho na formação de novos profissionais

Por Karla Lima (HRBA)
25/10/2019 10h52

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, foi homenageado com a placa “Educador da Amazônia”, concedida pelo curso de Pedagogia do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), durante o III Seminário de Educação na Amazônia. O HRBA, unidade do Governo do Pará, recebeu a premiação em virtude dos relevantes serviços da educação hospitalar prestados a mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do oeste do Pará.

A homenagem foi recebida pela pedagoga e coordenadora da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRBA, Claudiléia Galvão. “Essa homenagem representa o reconhecimento de todo um todo direcionado à formação profissional desenvolvido nos últimos anos em Santarém, o que tem contribuído significativamente com a melhoria dos serviços prestados à sociedade. É também o prestígio do trabalho desenvolvido por todos os pedagogos que atuam no hospital, levando ao paciente um direito que lhes é garantido por lei: a educação”, agradeceu.

Ensino e Pesquisa

O desenvolvimento do ensino e da pesquisa no HRBA tem conquistado mais espaço a cada dia. A unidade iniciou os serviços na área, com a inserção das residências médicas e acesso dos estudantes de Medicina ao estágio curricular, que foi estendido aos demais cursos da saúde.

No campo da Residência Médica, o HRBA, desde o início do programa, já formou 65 médicos em diversas especialidades, levando em consideração o tempo de formação da residência, que pode ser de 2 a 5 anos. Deste total, 42% atuam na região. Atualmente, a instituição está com 45 residentes médicos, distribuídos em 13 especialidades.

Hospital Ensino

Cerificado como Hospital Ensino pelo Ministério da Saúde desde 2014, o HRBA é referência não apenas na região norte do País. A unidade já foi local de intercâmbio para estudantes de medicina do Paraguai, Espanha, Bélgica e Bolívia.

Em fevereiro deste ano, o HRBA inaugurou o Centro de Estudos e Pesquisas (CEP). O complexo, que conta com laboratórios, espaço para avaliação física e salas de aula e de reunião, é o primeiro centro a funcionar dentro de um hospital na Amazônia. O objetivo é oferecer uma formação mais completa aos novos profissionais e, também, desenvolver estudos na região que proporcionem melhor qualidade de vida à população.

“Além de ser um hospital que possui excelência na qualidade e assistência aos seus pacientes, o HRBA também tem uma função nobre, que é formar profissionais. Temos grandes desafios na nossa região, muitas vezes com municípios que não dispõem de médicos. Estamos desenvolvendo fortemente parcerias para o desenvolvimento de pesquisas na área de saúde. O reconhecimento do trabalho realizado também na educação, representa o sucesso de um serviço consistente, que só traz benefícios à sociedade”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Outros projetos educacionais

Além das residências médicas e multiprofissionais, o HRBA conta com outras iniciativas na área da educação que beneficiam diretamente os pacientes, como a Classe Hospitalar, espaço que tem todas as características de uma sala de aula comum, que visa, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), ampliar o atendimento educacional às crianças que realizam atendimento na unidade.

A unidade desenvolve também o Projeto Ensino, Cultura e Saúde, que disponibiliza à pacientes e acompanhantes uma biblioteca itinerante com diversificadas obras literárias. Conta ainda com o ABC brincando no HRBA, que promove atividades de leitura, contação de histórias, pinturas e jogos educativos às crianças em tratamento.

“A educação vem para somar com o tratamento terapêutico, uma vez que, no momento em que os pacientes estão recebendo assistência educacional, tiram o foco do tratamento ou da patologia a que está acometido, apresentando melhora significativa”, reiterou Moreschi.