Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FILMES

Museu da Imagem e do Som promove oficina de conservação e restauro

Atividade é ministrada até sábado (26), pelo diretor da TV Cultura de São Paulo

Por Gorete Lourinho (SECULT)
24/10/2019 09h29

Projeção de filmes, palestras e identificação de películas também fazem parte da programaçãoO Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza, até sábado (26), a Oficina de Conservação e Restauro de Filmes. A atividade é ministrada pelo diretor da TV Cultura de São Paulo, José Maria Pereira Lopes, que fará, inicialmente, uma visita técnica, seguida de um diagnóstico (laudo técnico) de instalações e equipamentos do museu. A oficina busca promover a conscientização sobre a importância de proteger o acervo documental.

Além da oficina, estão previstas a projeção de filmes, palestra e identificação de películas e de embalagens do acervo. No encerramento, haverá a entrega de certificados de participação. “Ao final, nos reuniremos com o jornalista José Maria Lopes para definirmos linhas de um projeto de melhorias de instalações e equipamentos do MIS”, afirma o diretor do Museu da Imagem e do Som do Pará, Januário Guedes.

“Para a oficina, convidamos alunos dos cursos de Museologia e Cinema da UFPA, mas ela é aberta à participação de alunos de universidades que tenham interesse em trabalhar com restauro e conservação de filmes”, completa Januário Guedes.

Com quase 50 anos de experiência técnica em TV e Cinema, José Maria Pereira Lopes gerencia o arquivo de filmes do Museu de Imagem e do Som, de São Paulo. Jornalista com especialização em conservação e restauração de obras audiovisuais, ajudou a construir a trajetória técnica da televisão brasileira, trabalhando nas extintas TV Tupi e Excelsior TV, além do SBT TV.

Serviço:
Oficina de Conservação e Restauro de Filmes
Data: desta quinta-feira (24) a sábado (26)
Hora: Quinta e sexta (24 e 25) – 14h às 17h30
Sábado (26) – 9h às 13h
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Rua Padre Champagnat S/N
Contatos: (91) 4009-8667.