Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BREVES

Hospital do Marajó mantém acreditação ONA pela sua excelência de gestão

Certificado garante que o Hospital Regional do Marajó se consolida como referência no atendimento.

Por Lucas Brilhante (HRPM)
23/10/2019 17h12

O cuidado com a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população garantiu ao Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, a manutenção do certificado de Hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), nesta terça-feira, 22.

Referência em média e alta complexidade para uma população estimada em 300 mil habitantes regulados através do 8º Centro Regional de Saúde (8º CRS), o HRPM, órgão do Governo do Pará, mantém a Acreditação Nível 1 pela qualidade dos serviços de saúde, que analisa os critérios de segurança do paciente em todos os níveis da instituição de saúde e pela estrutura hospitalar

A professora Chirlene da Silva, 31, do município de Portel, é uma das usuários vinculada ao 8º CRS e ratifica a assistência de qualidade oferecida pela equipe do Regional do Marajó. “Tive meu primeiro filho aqui, há 6 anos, e de lá pra cá, o hospital só vem melhorando cada vez mais. Como minha gestação é de alto risco, voltei para ter minha filha aqui e, graças a Deus e a todos desse hospital,  ela veio ao mundo dia 22/10, com muita saúde. Fui e estou sendo bem assistida, por toda equipe, sem  exceção. Aqui todos têm um olhar diferenciado juntos aos pacientes. A assistência é excelente. Estão de parabéns pela manutenção certificação”.

O relato da usuária Chirlene é a simbologia concreta dos investimentos do governo para melhoria continua da assistência que foi novamente reconhecida pela ONA pelo grau de qualidade e segurança. Para a diretora executiva, Rejane Xavier, a manutenção da Acreditação prepara a equipe para receber o Nível 2. “Cada visita que recebemos gera conhecimento, vivências e aprendizados mútuos. Estamos felizes por mantermos todas as melhorias realizadas e, principalmente, avançando nas oportunidades apontadas para aprimoramento na assistência como foco na qualidade e segurança ao paciente”, enfatizou a gestora.

Para conquistar o  Nível 2 -  Acreditado Pleno, a instituição precisa atender a dois critérios: cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;  cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O certificado válido por dois anos.

De acordo com Rejane, a Acreditação tem três níveis: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com excelência. “Seguindo esse processo a nossa instituição já demonstra uma cultura organizacional de melhoria continua e maturidade institucional. O Hospital tem como um de seus ideais o compromisso com a população e principalmente com os usuários”.

Para atingir esse nível de qualidade na gestão, o HRPM contou com o compromisso dos mais de 400 colaboradores (diretos e indiretos) que incorporaram o processo de adequação da gestão que agora se prepara para o nível 2. “Tudo isso só é possível através do comprometimento e dedicação de toda equipe HRPM”, destacou a diretora executiva.

Serviço - O HRPM é um órgão do Governo do estado, oferece assistência de média e alta complexidade para usuários vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) que é composto pelos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O hospital dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 18 horas. O HRPM está localizado na Av. Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.