Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANTARÉM

Hospital promove campanha conjunta do Outubro Rosa e Novembro Azul

Objetivo é alertar e conscientizar a população sobre o câncer de mama e de próstata

Por Karla Lima (HRBA)
21/10/2019 12h14

O secretário Regional de Governo, Henderson Pinto, destacou o apoio do Estado e a importância do diagnóstico precoceO Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, lançou, na semana passada, uma campanha voltada para alertar sobre o câncer de mama e próstata, unindo Outubro Rosa e Novembro Azul, com o tema “Prevenção do Câncer é um assunto de família”. Apenas na unidade de saúde, mais de 500 pessoas, entre mulheres e mulheres, estão em tratamento contra a doença. As ações seguem até o final de novembro.

No lançamento, realizado no auditório do hospital, a médica oncologista Kalysta Borges falou da importância da conscientização. “Essa campanha tem mobilizado cada vez mais pessoas, então nosso papel é difundir as informações. Quanto mais informadas sobre a doença, menos medo irão ter para buscar uma avaliação médica”, analisa.

Dois pacientes em tratamento contra o câncer deram seus depoimentos de superação. Andrea Rodrigues, 32, está em fase de remissão do câncer de mama. Ela descobriu a doença há 1 ano e 3 meses, após diagnóstico precoce. Hoje, faz acompanhamento com a realização de exames de rotina. “Foi tudo muito rápido. Após suspeitar de um nódulo durante um autoexame, fiz exames detalhados e foi detectado o câncer. Passei por um processo longo de quimioterapia, cirurgia e radioterapia, mas hoje estou bem”, conta.

Câncer de mama: paciente Andrea Rodrigues contou sua história de superação contra a doençaDurante a cerimônia, o setor de Quimioterapia apresentou o projeto “Sino da Vitória”, que permite aos pacientes anunciarem o fim do tratamento oncológico. A iniciativa busca demonstrar aos outros pacientes, que todos podem alcançar o resultado positivo. “É um fechamento de um ciclo doloroso. Quando descobri foi muito desesperador e, depois de passar por tudo, e tocar o sino, é um sentimento inexplicável. Uma felicidade imensa ter sobrevivido a tudo isso”, relatou Andrea.

Representando o governo, o secretário Regional de Governo, Henderson Pinto, destacou a necessidade de apoiar a campanha. “Cada um de nós tem a responsabilidade de levar informação sobre a prevenção dos dois tipos de câncer. O Estado é apoiador da iniciativa, e tem se empenhado na busca pela ampliação da unidade, para dobrar sua capacidade de leitos, para que mais pacientes possam ser assistidos”, ressaltou.

Iluminação

Desde o começo de outubro, a iluminação da fachada da unidade foi alterada para a cor rosa. A programação seguirá até o dia 30 de novembro, com a realização de orientações e palestras educativas. Uma grande ação social também está prevista em uma comunidade da área rural do município. Além disso, os colaboradores do hospital iniciaram o planejamento para proporcionar um dia de princesa, e de príncipe a dois pacientes em tratamento na unidade.

“Essa campanha tem uma simbologia importante, que é do homem cuidando da mulher e a mulher cuidando do homem. Temos na nossa região alguns desafios, um deles é levar acesso ao diagnóstico de câncer, pois trata-se de uma região de rios, onde as distâncias são grandes e as vezes o acesso da população é complicado. Buscamos trabalhar meios que permitam o diagnóstico, o tratamento e, principalmente, a conscientização das pessoas para um diagnóstico precoce”, alertou o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.