Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BREVES

Hospital Regional do Marajó festeja Dia das Crianças com assistência e diversão

Por Lucas Brilhante (HRPM)
13/10/2019 14h59

Capitão América alegrou pequenos usuários internos e em atendimento ambulatorialAlegria e muita diversão. Assim foi a comemoração alusiva ao Dia das Crianças no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), na última sexta-feira (11). Voluntários do Ministério de Artes e funcionários da unidade hospitalar garantiram muita diversão às crianças internadas ou em atendimento ambulatorial, com a presença de um cover do Capitão América. Por baixo da fantasia estava um funcionário do Hospital.

Marta Novaes, 35 anos, moradora do município de Portel, também no Arquipélago do Marajó, agradeceu à equipe do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) por proporcionar para o filho de 4 anos um momento tão divertido. “É muito bom ver ele animado, sorrindo. A gente nunca quer nossos filhos no Hospital. Então, esse projeto só vem pra fortalecer e trazer alegria pra gente. Agradeço demais, e meu filho ficou muito feliz”, declarou a dona de casa.

Além de diversão, crianças ganharam brinquedosPara a coordenadora do Ministério de Artes, Jaisa Trindade, é gratificante poder amenizar a dor dos pais e das crianças. “A gente vem aqui pra trazer alegria, amenizar um pouco a dor, mas é a gente que sai restaurado. É uma sensação inexplicável ver os olhinhos das crianças, a inocência em ver um super-herói. É como se Deus estivesse falando com a gente. É lindo demais! Eu tenho que agradecer pelo convite”, disse Jaisa Trindade, destacando que sabe como “é ver nossos filhos no leito de um hospital. Parabenizo a equipe por tanto amor e dedicação no que fazem”.

A programação comemorativa foi realizada para as crianças e seus acompanhantes no Hall das Clínicas com brincadeiras e muita música. O HGT também ornamentou o local e distribuiu brinquedos, frutos de doações.

Usuários infantis - O Hospital Regional do Marajó presta atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). São vários os projetos desenvolvidos para o bem-estar das crianças internadas e em atendimento, entre eles o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame), o Programa Pai Canguru e a emissão de certidão de nascimento. Na área da educação, o HRPM destaca o Projeto Vagalume, que estimula a leitura entre os pequenos pacientes e seus acompanhantes.

O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade do Governo do Pará, que presta assistência por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), para mais de 300 mil habitantes vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (8ºCRS), composto pelos municípios de Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço, Gurupá e Breves.

Histórico - O Dia das Crianças é comemorado no Brasil desde 1924, em 12 de Outubro, após aprovação da Lei dos Direitos das Crianças, diferentemente da data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) – 20 de Novembro.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia a nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o Decreto nº 4.867, instituiu 12 de Outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó oferece atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 h, e está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/2127.