Hemopa promove comemoração alusiva ao dia das crianças

09/10/2019 14h50
Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)

Cerca de 40 crianças usuárias do Banco de Sangue do Hemopa, juntamente com seus responsáveis, participaram de uma comemoração alusiva ao Dia das Crianças nesta terça-feira (8), promovido pela Fundação Hemopa, por meio da Gerência de Serviço Social de Pacientes, em Belém.

Marlise Correa levou o filho, Enzo Gabriel de 2 anos, para brincar enquanto o pai, que é hemofílico, esperava consulta no Ambulatório. “O nosso filho está sempre acompanhando a rotina de tratamento. Esse momento de distração e brincadeira é essencial para ele”, completou.

Rosana Rocha, que é mãe da Ana Beatriz e da Laila Fernanda, estava se divertindo tanto quanto as filhas. “Chegamos atrasadas hoje e pegamos a senha 21. Então essa programação está sendo maravilhosa" disse. Elas vieram do município de Jacundá (cerca de 500 Km da capital paraense) para o tratamento da Laila que veio para uma consulta com a médica hematologista.

Esta é uma ação que faz parte do projeto sociocultural do Hemopa com o objetivo de proporcionar atividades recreativas e de humanização que reflitam de forma positiva no tratamento dos pacientes. “Com essas atividades a gente tira o foco da doença. Famílias que, na maioria dos casos, são de baixa renda, com pouco acesso a cultura e lazer, tem uma oportunidade única. Eles se sentem mais felizes e dispostos. E a nossa equipe consegue extrair sorrisos do rosto daquelas crianças, que as vezes a gente não consegue visualizar na rotina de tratamento”, destacou Cristina Santos, gerente do Serviço Social.

As crianças que participaram da manhã lúdica receberam brindes especiais, doados por servidores e instituições parceiras. A ação contou com a colaboração da diretoria, de servidores das unidades e parceiros externos.

Santarém - Já no Hemocentro de Santarém, a criançada teve uma manhã alegre, nesta quarta-feira (9), na Escola Parque Municipal, que entrou como parceira da ação. A programação alusiva ao Dia das Crianças foi oferecida para os pacientes e para os filhos dos servidores do Hemopa Santarém.

Elas tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. Cada um plantou uma semente na área verde da Escola Parque. Além de participarem de brincadeiras de roda e cantorias que fizeram com que os pacientes sentissem a felicidade de ser criança, esquecendo as limitações impostas pela doença.

“Foi uma ótima iniciativa promover essa integração entre pacientes e filhos de servidores. Achei muito interessante também abordar o tema meio ambiente. Foi bem divertido para as crianças e para a gente”, disse Elaine Soares, Biomédica do Hemocentro Santarém.

Lucas e Mateus Rocha, irmãos gêmeos, são pacientes hemofílicos e fazem acompanhamento multiprofissional no Hemopa Santarém. Eles adoraram a programação. “Foi um dia diferente. Aprendemos coisas novas e brincamos demais”, disse Lucas.