Totens facilitam o atendimento no Detran

08/10/2019 16h26 - Atualizada em 08/10/2019 17h33
Por Eduardo Vilaça (DETRAN)

O horário para a utilização do totem é o mesmo do atendimento aos clientes na sede do Detran, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Na sede do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), na avenida Augusto Montenegro, o atendimento aos usuários foi facilitados graças à instalação de totens digitais. Os equipamentos oferecem serviços que agilizam o atendimento para situações em que não são necessárias a entrega de documentação ou coleta de dados biométricos. Com eles, é possível consultar as infrações e multas ativas do veículo, gerar boleto do licenciamento e da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Coordenador da Habilitação de Condutores (CHC), Jorgean Frazão ressalta o compromisso com a qualidade do atendimento aos usuários. Para ele, aprimorar a prestação de serviços implica também em desenvolver, da melhor forma, o trabalho do órgão. “Percebemos, de início, que algo deveria ser feito para amenizar o tempo de espera no balcão de atendimento. Começamos a procurar soluções e a finalidade de implantar os totens foi fazer com que o usuário, ao invés de ir para a fila, pudesse acessar as informações e serviços que ele pretenda realizar digitalmente”, explica.

O horário para a utilização do totem é o mesmo do atendimento aos clientes na sede do Detran, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Josiel Corrêa, que auxilia os usuários no uso do equipamento, informa que a procura pelos serviços é constante durante todo o horário de expediente e que isso tem proporcionado maior rapidez no fluxo de atendimento na recepção. Além dos serviços, é possível consultar informações que, geralmente, são as mesmas que um atendente do caixa irá repassar e, com isso, “não há necessidade do usuário se deslocar para outro setor ou local e podendo, assim, economizar tempo”, afirma Josiel.

Socorro Sousa, que utilizou o totem pela primeira vez para retirar o boleto do IPVA, garante que esse tipo de atendimento gera facilidade aos usuários. “Eu gostei e achei interessante. É a primeira vez que eu uso, facilitou muito e eu definitivamente recomendo”, diz. Para Abrahão Rodrigues, que também realizou a retirada de boleto, o serviço traz satisfação. “É muito bom esse novo sistema que o Detran adotou. Facilitou muito para quem quer a regularização dos veículos, por exemplo”, comenta.

*Colaborou Esther Pinheiro.