Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÕES GRATUITAS

Operação "Sorriso" atenderá mais de 50 crianças de Santarém e região

Por Ronilma Santos (SRGBA)
07/10/2019 15h23

A Operação Sorriso Brasil é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, com um programa de correção de lábio leporino e fenda palatina.O município de Santarém, no oeste do Pará, recebe, a partir desta segunda-feira (7), mais uma edição do projeto “Operação Sorriso”. A organização médica voluntária reúne profissionais para ajudar crianças com deformidades faciais, especialmente fissura labial, também conhecida como lábio leporino e fenda palatina. Esta é a 14ª edição realizada em Santarém, que pretende realizar 55 cirurgias e atender pacientes de toda região.

"Ano passado atendemos na triagem 191 pacientes, então nossa expectativa é atingir esse número hoje na triagem e oferecer, durante a semana, 55 cirurgias, que vão ocorrer entre os dias 9 e 12. "Explicou a coordenadora do Programa, Fernanda Carbonari.

Dona Lourdes Azevedo estava ansiosa para a realização do programa, já que seu neto Lucas de 8 anos, nasceu com lábio leporino e agora poderá passar pela cirurgia gratuitamente. “Eu moro na região de rios e ano passado, quando fiquei sabendo, o processo de triagem já tinha passado, mas esse ano já está garantido. A exemplo do que temos visto, sei que meu neto pode ter uma vida normal, como qualquer criança, isso me alegra muito”, comentou.

Esta é a 14ª edição realizada em Santarém, que pretende realizar 55 cirurgias e atender pacientes de toda região.Este ano, o governo do Estado participa efetivamente da Operação Sorriso, o Secretário Regional de Governo do Oeste, Henderson Pinto que participa desde a primeira edição, relata com alegria a participação do Governo do Estado. “É muito gratificante para o Governo apoiar esse evento, que tem mudado a vida e devolvido o sorriso de milhares de pessoas ao longo do tempo, é uma grande corrente do bem e estamos escrevendo uma nova história", concluiu.

A Operação Sorriso Brasil é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, com um programa de correção de lábio leporino e fenda palatina, entre os profissionais estão: 2 cirurgiões plásticos, 6 anestesistas, 4 pediatras, 3 cirurgiões-dentistas, 17 enfermeiros, 3 fonoaudiólogas, 2 psicologas. São 11 voluntários vindo de países como Itália, México, Venezuela, Honduras e Estados Unidos, além dos voluntários brasileiros, que totalizam 104 voluntários no geral.