Mudanças em benefício são tema de oficina para técnicos da Seaster
Técnicos que operam nos postos de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Belém participaram, na manhã desta sexta-feira (4), no auditório da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de uma oficina sobre as mudanças no seguro-desemprego, que a partir de agora pode ser solicitado pela internet.
A atividade foi ministrada pela técnica do Ministério da Economia, Aricele Almeida, que, ao longo do encontro, esclareceu dúvidas dos servidores sobre o atendimento, os direitos ao seguro-desemprego e o saque do benefício.
“Os trabalhadores não precisam mais se deslocar até um posto para dar entrada no seguro-desemprego, todo processo pode ser feito pelo celular. Vale ressaltar que a partir do indeferimento, dependendo do motivo, o trabalhador também pode recorrer da decisão pela internet”, explica Aricele.
A iniciativa da oficina surgiu a partir da necessidade dos servidores obterem mais esclarecimentos sobre o assunto. Recentemente, técnicos que operam nos postos do Sine na capital participaram de um treinamento de caráter nacional promovido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), para discutir as novas mudanças no seguro.
O diretor de trabalho e emprego da Seaster, Pedro Lúcio, afirmou que as atividades continuarão em virtude do seguro-desemprego web. “Deveremos dar sequência a esse trabalho de forma mais intensa, uma vez que o seguro-desemprego está atingindo a forma digital e nós estamos nos preparando para prestar todas as informações aos trabalhadores. Para isso, em um primeiro momento, estamos realizando capacitações para que nossos servidores possam brevemente prestar esclarecimentos sobre o assunto a sociedade”, disse.
Desde novembro de 2017, o atendimento via web já pode ser realizado pela internet, mas com algumas restrições. Com a abertura para novos processos, a expectativa é aumentar o número de atendimentos diários e reduzir os prazos de solicitações.
Para ter acesso aos serviços do seguro-desemprego por meio da internet, os trabalhadores e trabalhadoras podem baixar o aplicativo Sine Fácil nos seus aparelhos móveis ou acessar o portal Emprega Brasil da Secretaria de Trabalho do Governo Federal, no https://empregabrasil.mte.gov.br/.