Projeto Gol do Brasil tem aula inaugural em Belém
Durante a aula inaugural, os alunos puderam conhecer os professores e os métodos que serão utilizados durante as aulas. Os alunos que irão fazer parte do projeto Gol do Brasil participaram, nesta segunda-feira (30), junto com seus pais ou responsáveis, da aula inaugural do Projeto, que ocorreu no Centro da Juventude (CEJU), em Belém. Foram inscritos 233 alunos, com idade entre seis a 17 anos, no contra turno escolar. A iniciativa é da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel) e Federação Paraense de Futebol (FPF).
Durante a aula inaugural os alunos puderam conhecer os professores e os métodos que serão utilizados durante as aulas. A ação tem como objetivo de investir e estimular os jovens por meio do esporte, além de reduzir a vulnerabilidade social, incentivar os estudos e principalmente formar bons cidadãos.
“Diante dos benefícios oferecidos pelo projeto podemos dizer que o aluno terá, em seu futuro, novas possibilidades de uma visão melhor sobre a vida. Por esta razão, iremos acompanhar de perto a evolução deles, além do seu rendimento escolar”, ressalta Arlindo Silva, secretario de Esporte e Lazer.
A programação contou com a participação de autoridades que deram as boas-vindas aos alunos, como o coordenador técnico do CBF Social, Bruno Rosell, do vice-presidente da FPF, Maurício Bororó e do deputado estadual Fábio Freitas (PRB).
Foram inscritos 233 alunos, com idade entre seis a 17 anos, no contra turno escolar. O Gol do Brasil também busca despertar nos pequenos o sonho de se tornarem jogadores e representarem o Pará no cenário nacional. “O que eu espero é que futuramente eu consiga ser uma jogadora de futebol e poder ajudar a minha família, para termos uma boa condição”, conta Giovana Monteiro, de 8 anos.
A colaboração dos pais se torna indispensável para a inserção e permanência dos alunos no projeto que preza, entre outros valores, pela disciplina e o comprometimento. “Os alunos estão tendo uma oportunidade e a CBF espera contribuir com crescimento de cada um. Obviamente que utilizamos o futebol como ferramenta, mas a principal função do Gol do Brasil é o desenvolvimento deles como cidadãos. Agradeço aos pais que vieram trazer seus filhos, e gostaríamos que continuassem acompanhando os alunos, durante todo esse ano, pois a participação dos responsáveis é fundamental”, frisa Bruno Rosell, coordenador técnico da CBF.
As atividades serão desenvolvidas em dois dias da semana: segunda-feira e quarta-feira. No horário da manhã são duas turmas, uma das 8h às 9h e a outra das 9h às 10h. Já no período da tarde as aulas ocorrem das 15h às 16h e das 16h às 17h. Ao todo, são oito turmas no projeto.