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FORPEM

'Aulão' encerra primeira qualificação de professores do ensino médio

Por Isabela Quirino (EGPA)
29/09/2019 17h52

O ’aulão’ é aprovado por alunos e professores da rede pública estadualO Forpem (Formação de Professores do Ensino Médio), projeto da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) que capacita professores do ensino médio, finalizou sua primeira turma neste domingo (29), com um “aulão” realizado na Faculdade Estácio, em Belém, para mais de 300 alunos.

O projeto, iniciado no dia 14 de setembro, ofereceu dois sábados de aulas voltadas para as áreas de conhecimento, enfatizando como são aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 70 professores participaram da formação neste mês. A expectativa é que a próxima turma receba mais 100 professores. “Para a EGPA, esse momento de culminância é ver um trabalho de muitas mãos se concretizando. Os professores já tiveram dois sábados de aula, e queríamos trazer um momento de aula prática para eles, por isso o aulão. Cada aula hoje aqui foi ministrada pelos professores que estiveram na formação”, explicou a diretora-geral da EGPA, Evanilza Marinho.

A participação dos alunos visou dar oportunidade para que, durante o período de aula prática, o professor pudesse falar com o público do seu dia a dia. Levi Fernandes, professor de Língua Inglesa, participou da formação e elogiou a iniciativa. “O Forpem veio nos ajudar a habilitar nossos alunos para a prova do Enem. Esse momento de culminância é importante, porque o aluno vem fazer parte dessa vivência e vê o seu professor ali, estudando para melhorar”, ressaltou.

Para Luciana Sequeira, aluna do Colégio Paulo Mendes, no bairro do Icuí, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), “esse aulão é muito legal para nós porque adquirimos mais conhecimentos em um ambiente diferente, fora da escola. É bom ver nossos professores trabalhando junto com professores diferentes, e todos passando a matéria da melhor forma para nós”, declarou a estudante.

Professores do ensino médio formam o público do projeto desenvolvido pela Escola de Governança do ParáTerPaz - A edição de setembro, finalizada com o aulão deste domingo, e a edição de outubro, que iniciará no próximo sábado (5), receberam inscrições exclusivamente dos professores atuantes no último ano do ensino médio das escolas estaduais de Ensino Médio dos bairros Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí e Nova União, beneficiados pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz).

A fim de garantir a participação dos alunos, as escolas, em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), montaram caravanas e organizaram transporte e lanche para os participantes. “Tivemos uma preocupação com os alunos que estavam mais distantes e, após apresentar o projeto, conseguimos articular com uma empresa privada para trazê-los até aqui. É muito importante quando a sociedade civil se vê atuante nesse processo”, destacou Marisa Lima, coordenadora da Rede Local de Cidadania do bairro da Cabanagem.

O Forpem é um projeto da EGPA, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e conta com a colaboração da Coordenação do Ensino Médio, Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) e Unidades Seduc na Escola (USEs).