Maternidade realiza ação de sensibilização no mês de prevenção ao suicídio
No encontro, as psicólogas da unidade puderam compartilhar dados, conscientizar sobre a depressão e tratar dúvidas com foco em modelos de prevenção.O Setembro Amarelo, campanha realizada no Brasil desde 2015, tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção do suicídio. No Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Ana Turan (HMIB), as ações de discussão sobre o tema foram realizas nos dias 25 e 26 setembro, junto aos colaboradores.
A equipe do Grupo de Trabalho e Humanização da unidade hospitalar abriu espaço para o diálogo sobre a temática do suicídio por meio de um talkshow de perguntas e respostas. No encontro, as psicólogas da unidade puderam compartilhar dados, conscientizar sobre a depressão e tratar dúvidas com foco em modelos de prevenção.
“Procuramos discutir sobre o Setembro Amarelo de uma forma que todos pudessem ter seu espaço. Aqui descrevemos sinais da depressão, falamos sobre mitos, estatísticas que envolvem o tema, mudanças de hábitos e comportamentos que refletem a depressão. Mostramos o que deve ser evitado e também que medidas tomar para ajudar alguém quem precise de orientação e apoio para enfrentar a doença”, destaca a psicóloga da unidade, Larissa Ribeiro.
Ainda durante o encontro, houve uma dinâmica com o grupo, para que os profissionais expressassem seus sentimentos e compartilhassem experiências com os demais. Segundo a psicóloga do HMIB, Jaynne Araujo, o intuito da dinâmica foi explorar a troca de sensações para que, assim, os colaboradores pudessem descrever sentimentos.
Ainda durante o encontro, houve uma dinâmica com o grupo, para que os profissionais expressassem seus sentimentos e compartilhassem experiências com os demais. “Com a dinâmica do balão, todos puderam falar sobre seus medos e suas experiências e conseguiram ter uma dimensão sobre a temática. Sabemos que os índices de suicídio no país são altos e o diálogo é a melhor solução. Sempre incentivamos a conversa, pois é importante desconstruir o preconceito, que impede muitas pessoas de procurarem ajuda”, relata.
Nos dois dias de campanha, cestas com frases de carinho e atenção foram colocadas nas recepções da unidade. A ideia foi oferecer uma palavra de conforto e de ajuda às pessoas que passaram pelo lugar. Foram disponibilizadas, ainda, indicações de Centros de Valorização à Vida e acolhimento e do número de telefone 188, que pode ser usado de forma gratuita, além do incentivo à procura de ajuda médica especializada.
Materno-Infantil – Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. A unidade, referência para atendimentos de média e alta complexidade, tem como público-alvo mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.