Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AEROPORTO DE BELÉM

Exposição itinerante "Eu, depois de ti" pode ser visitada até domingo

Por Adrielle Sousa (HMIB)
27/09/2019 09h29

Exposição atraiu o público do Aeroporto Internacional de BelémO próximo domingo (29) será o último dia para visitar a mostra fotográfica itinerante “Eu, depois de ti”, em exposição no saguão de embarque internacional do Aeroporto Val-de-Cans, em Belém. O projeto, realizado pelo Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, evidencia a valorização da relação familiar na sua simplicidade, por meio do olhar fotográfico de Otávio Henriques.

A mostra traz o retrato das experiências de vida de oito famílias de diferentes cidades da Região do Baixo Tocantins. A exposição está aberta ao público 24h por dia e expõe 32 fotografias que revelam o cotidiano de mães e bebês em momentos rotineiros de cumplicidade e amor.

O projeto surgiu a partir de uma reunião da equipe administrativa do Materno-Infantil de Barcarena, que escolheu contar histórias de pacientes por meio de imagens. Com isso, a ideia de reproduzir, em fotos, o cotidiano das famílias, pode ser concretizada pelas mãos do voluntário Otávio, que participou de uma seleção do Programa de Voluntariado, sendo escolhido pela sua técnica documental prestigiada, estilo fotográfico único e por sua disponibilidade em se doar.

As imagens, que encantaram diversos visitantes na primeira versão no espaço São José Liberto, agora alcançam públicos de diferentes partes do Brasil, disseminando a história das famílias atendidas no Hospital Materno-Infantil de Barcarena, unidade mantida pelo governo do Estado.

Suzy Cristine mora próximo ao aeroporto e visitou a exposição. “É a segunda vez que venho admirar as fotografias. Tenho duas filhas e, quando olho para essas mães, eu vejo um pouco de mim, dos momentos iniciais após a gravidez, da doação todos os dias e das experiências que só quem é mãe pode explicar. É importante saber que uma maternidade conseguiu enxergar esses momentos”, relata.

As fotos revelam o seio familiar e o convívio de cada mãe com seus filhos, que vieram ao mundo por meio do atendimento humanizado e assistência à saúde. São famílias protagonistas de histórias especiais de superação durante o período gestacional e puerpério, e que puderam compartilhar evidências da importância da saúde nas suas vidas. As imagens resgatam gestos, olhares, lembranças e momentos de alegria no ambiente familiar, após a alta hospitalar.

Sobre o Materno-Infantil de Barcarena

Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. A unidade, referência para atendimentos de média e alta complexidade, pertence ao governo do Estado.

O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

Serviço:
Exposição itinerante “Eu, depois de ti”. Até domingo (29), no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans (Avenida Júlio César, s/n – Val-de-Cans, Belém/PA).