Estudantes participam de intercâmbio na Noruega
Trinta e seis estudantes de escolas públicas estaduais e municipais do município de Barcarena seguiram para Oslo, na Noruega, na madrugada desta terça-feira (25). Eles integram os times masculino e feminino de futebol do Alunorte Rain Forest (ARF), que disputarão a Copa da Noruega, considerado um dos maiores eventos esportivos infanto-juvenil do mundo.
A participação dos estudantes do Pará na competição faz parte do programa “Educação pra Gente”, desenvolvido pela mineradora Hydro, que atua em Barcarena. A Hydro integra o Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), um dos parceiros do Governo do Estado no Pacto pela Educação do Pará.
Dos 36 estudantes, 30 estão matriculados em escolas públicas estaduais de Ensino Médio. Grande parte deles cursava o Ensino Fundamental em escolas públicas municipais de Barcarena em 2016, ano da seleção dos alunos para a composição dos times.
Dos 18 estudantes que integram o time masculino, 16 são alunos de escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc); do time feminino, 14 atletas, das 17 que formam a equipe, são também da escolas estaduais. Eles são alunos das escolas Eduardo Angelim, Acy Barros Pereira, Palmira Gabriel e Professor José Maria Machado.
Oportunidade - No embarque dos estudantes, não faltou entusiasmo e alegria com a oportunidade de conhecerem novos horizontes com o apoio da parceria entre as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e municipal de Educação de Barcarena e a Hydro.
A estudante Taynara Nascimento, da Escola Acy Barros, não escondeu a ansiedade, já que é a primeira vez que ela viaja de avião. “Na Noruega, espero conhecer as pessoas, como elas vivem lá, aprender um pouco sobre a cultura deles”, declarou.
O programa “Educação pra Gente” atua nas escolas de Barcarena e tem o apoio da Unidade Regional de Educação da Seduc (URE 03), sediada em Abaetetuba. É uma iniciativa da Hydro desde 2001, que alia esporte e educação visando a transformação social de meninas e meninos entre o 8º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio, incluindo também alunos das 3ª e 4ª etapas do EJA – Educação de Jovens e Adultos; e também desenvolve o tema Cultura de Paz nas escolas públicas participantes.
Além de participarem da Copa da Noruega, realizada desde 1972 com a participação de meninos e meninas de 10 a 19 anos de idade de 50 países, os estudantes paraenses farão um intercâmbio cultural e pesquisarão sobre a violência nas escolas da Noruega e em Barcarena, para posterior compartilhamento no Brasil.