Prefeituras têm até o dia 15 para aderir ao Sistema Educacional Integrado para 2018
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) conclui nesta semana a assinatura de convênios com prefeituras do interior para implantar o Sistema Educacional Integrado (SEI) no próximo ano letivo. Dia 15 é o prazo para as prefeituras enviarem a documentação para elaboração do termo de adesão ao sistema, cujas aulas começarão de acordo com o calendário da Seduc para todo o Ensino Médio em 2018.
Já assinaram o termo de adesão 17 municípios, para a instalação das salas que receberão as aulas via satélite, estando garantida a implantação de 60 salas de aula. Nesta sexta-feira será assinado o convênio com a prefeitura de Dom Elizeu, onde serão implantadas três salas, em parceria com a prefeitura do município.
O SEI é um sistema educacional que levará o Ensino Médio às localidades do interior do Estado onde não existe escola regular dessa modalidade. As aulas serão transmitidas vis satélite, diariamente, em três turnos, a partir de um estúdio de TV instalado em Belém.
Chamado de Centro de Mídias é nesse local que as aulas serão ministradas por um professor e onde também funcionará uma estrutura de produção de conteúdos didáticos. Além disso, atuará um professor que operará um serviço de chat (interação on line), pelo qual os alunos, com o apoio de um terceiro professor, poderão tirar as dúvidas em tempo real, na sala de aula.
É um dos projetos da Seduc para expandir a rede do Ensino Médio no Estado, sendo uma metodologia que atenderá alunos concluintes do Ensino Fundamental em comunidades rurais, onde não há oferta do Ensino Médio. É um dos componentes do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“O SEI é entendido pela Seduc como estratégia primordial para a expansão do Ensino Médio da rede estadual; é um esforço que estamos fazendo consciente de que precisamos dar um novo passo para equacionar as pendências da expansão do ensino, garantindo-se qualidade e regularidade com o apoio da tecnologia”, diz a secretária Ana Claudia Serruya Hage, que lidera um movimento junto aos prefeitos para que, até dia 15, efetive-se a demanda de novos convênios.
O convênio garante a participação dos municípios, que fornecerão os espaços onde serão instalados os equipamentos. “O SEI é importante para a educação do Estado como um todo, mas será primordial para o município porque ampliará a oferta do ensino, melhorará a qualidade dos indicadores locais da educação. E isso vai mudar o perfil do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Muitos prefeitos já perceberam isso e aderiram ao SEI como estratégia adequada para o município”, acrescenta a secretária.
Matrícula será feita na escola sede
As matrículas para as turmas do SEI começarão no dia 19 de fevereiro de 2018 e as aula obedecerão ao calendário regular do ano letivo 2018 da Seduc. Os alunos serão matriculados nas escolas sedes dos municípios que aderiram ao sistema.
Cada localidade receberá um ou mais pontos de recepção das aulas, de acordo com a demanda de alunos. Os equipamentos são uma antena receptora do sinal de satélite; um televisor; um computador conectado em uma rede de comunicação chamada IPTV (diferente de internet) e equipamentos de som.
A Seduc já formou uma turma de 37 professores que ministrarão as aulas no Centro de Mídias, em Belém. Eles trabalham, atualmente, na elaboração dos currículos e nos planos de aula.