Regata reuniu quase 150 competidores em Algodoal
Vinte canoas à vela coloriram a praia do Mamede, na Ilha de Algodoal, no nordeste paraense, a partir das 10 h de terça-feira (25), iniciando a IX Regata de Verão, dividida em três categorias: 3x3, 4x4 e canoa cheia. Com cerca de 150 participantes, a regata fez parte da programação esportiva de verão da ilha, que contou também com torneios de futebol e vôlei de areia durante o mês de julho.
O evento reuniu competidores dos municípios de Salinópolis, Maracanã e Castanhal, e das localidades Boa Vista, Fortalezinha, Vista Alegre e Algodoal. Criada em 2008, a regata oferece aos pescadores da região um momento de lazer.
"A gente se prepara para a competição, e convidamos nossos amigos. É um momento de interação. Treinamos para sermos campeões da nossa categoria", afirmou Nildo Costa, que mora em Castanhal e foi vencedor na categoria 4x4, com a canoa Papa-léguas.
Moradores de Algodoal ganharam na categoria canoa cheia, que comporta até 25 pessoas. Helcenir Silva, 54 anos, comandou a canoa Nacional, tendo na equipe dois filhos como ajudantes. "Meu pai foi um dos primeiros a começar a praticar a vela aqui, e passou para mim o conhecimento. Hoje, a vela continua sendo repassada de pai para filho. Meus filhos conquistaram comigo essa vitória", disse Helcenir Silva.
Atração - A programação do Festival de Verão começou no dia 12 e terminou nesta quarta-feira (26), com shows culturais. Turistas que passaram pela ilha nesse período aprovaram as atividades esportivas, consideradas uma atração a mais nas férias escolares.
"A gente vem pra cá para curtir as férias, ficar mais perto da natureza. E temos mais uma opção com esses eventos. Nunca tinha visto esse tipo de competição. É muito bonito. Vale a pena vir aqui prestigiar", garantiu a estudante Ana Santos, residente em Belém.