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Cosanpa intensifica reparos no Residencial Viver Melhor Marituba

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
05/09/2019 15h14

Há cerca de um mês, a Companhia intensificou o trabalho, agora realizado diariamente no conjunto.Há cerca de um mês, a Companhia intensificou o trabalho, agora realizado diariamente no conjunto.Foto: Ascom / CosanpaAo assumir a operação do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto do Residencial Viver Melhor Marituba, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) iniciou uma série de reparos para melhorar a qualidade do serviço prestado às pessoas que residem no local. Há mais de um ano, os moradores reclamam da obra entregue pela construtora, que apresenta falhas na rede de distribuição.

O residencial foi entregue em março de 2018, porém, restos de construção foram encontrados no sistema de abastecimento; não foram implantados os pontos de descarga (que constavam na planta), imprescindíveis para a limpeza da rede; e ainda faltam interligações para água circular.

Com a constatação dos problemas – de responsabilidade da construtora, a Cosanpa entrou em contato com a empresa, visto que a obra ainda está dentro da garantia de cinco anos, para garantir que todos os reparos sejam ressarcidos e a construtora garanta a qualidade das instalações para que o órgão estadual possa operar adequadamente o sistema.

Há mais de um ano, os moradores reclamam da obra entregue pela construtora, que apresenta falhas na rede de distribuição.Há mais de um ano, os moradores reclamam da obra entregue pela construtora, que apresenta falhas na rede de distribuição.Foto: Ascom / CosanpaPara reverter de forma rápida a situação vivida pelos moradores do residencial, há cerca de um mês, a Companhia intensificou o trabalho, agora realizado diariamente no conjunto. Na Quadra 25, por exemplo, já foram implantados pontos de descargas que estão fazendo a limpeza da rede.

Outra ação ocorreu na Quadra 10: desde que a obra foi entregue, o abastecimento era irregular, mas, essa semana, o órgão implementou reforços na rede e regularizou o serviço. “Amostras estão sendo coletadas para que sejam analisadas em laboratório. Vamos fazer a elaboração dos dados e, assim, continuamos o trabalho na melhoria da qualidade da água”, explicou técnico industrial da Cosanpa, Arthur Ribeiro.

O gestor da Unidade Estratégica de Negócios BR, Edilson Alves, afirmou que, juntamente ao presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis, segue o diálogo com a comunidade desde agosto e que, nesta quarta-feira (4), recebeu uma comissão de 20 moradores.

“Ficou definido que assim que todos os moradores dos 4.022 apartamentos estiverem com o abastecimento totalmente regularizado, recebendo nas torneiras água com a mesma qualidade que sai do nosso sistema, vamos fazer uma grande ação de negociação de débitos para que todos os clientes fiquem regularizados”, ressaltou Edilson.

O presidente da Associação dos Moradores do Residencial Viver Melhor Marituba, Daniel Amintas, esteve presente na reunião com o presidente da Companhia e com o gestor da Unidade e falou sobre o acordo firmado com o órgão estadual.

“Fizemos um acordo para que eles melhorem a qualidade da água e os moradores possam negociar os débitos, pois muita gente deixou de pagar. Também nos comprometemos a pedir para que os moradores evitem fazer ligações clandestinas”, concluiu Amintas.