Maternidade realiza mutirão de mamografias para mulheres de Abaetetuba

02/09/2019 15h07 - Atualizada em 03/09/2019 10h02
Por Adrielle Sousa (HMIB)

Prevenir e diagnosticar o câncer de mama foram os principais objetivos do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, que realizou, nos dois últimos domingos, 25 de agosto e 1º de setembro, mutirões de mamografia para mulheres do município de Abaetetuba. A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, atendeu cerca de 88 pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os exames foram gratuitos e realizados mediante agendamento prévio entre Hospital e município.

O público alvo desta ação foram mulheres a partir dos 40 anos, idade na qual a mamografia – um dos mais eficientes exames na detecção precoce de câncer e outras alterações nas mamas – deve passar a ser realizada anualmente. A unidade também promoveu atividades educativas no hall do ambulatório, como ginásticas, exercícios físicos e palestras.

Com a temática "Amar a si mesma é prevenir", as assistentes sociais do Hospital realizaram um encontro motivacional no mutirão. A apresentação teve como objetivo tratar a valorização da mulher no ambiente social, familiar e de trabalho, discutindo os direitos, o empoderamento feminino e o amor próprio.

"É importante falarmos do trabalho social envolvido no atendimento às mulheres pois, dessa forma, garantimos que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, sobre a posição feminina dentro do lar, no trabalho ou em qualquer lugar. Muitas mulheres têm medo, outras nunca fizeram o exame. Por isso, essa ação é essencial, para que elas entendam a importância de se cuidar", relata a assistente social Celina Cruz.

Todas as pacientes que receberam atendimento foram selecionadas por uma Unidade Básica de Saúde fluvial, que percorreu a Região das Ilhas em torno de Abaetetuba durante dois meses. As seleções foram realizadas a partir de rastreamento de necessidades das usuárias e reguladas por meio do Sistema de Centrais de Regulação (SISREG) do município.

A Secretária Municipal de Saúde de Abaetetuba, Maria Lucilene Ribeiro, reforçou a importância da ação e agradeceu o apoio do HMIB na realização dos procedimentos. "Tivemos muitas dificuldades em alcançar todas essas mulheres, para elas terem acesso a um exame que é essencial para a prevenção e promoção da saúde delas. Oferecemos todo suporte para a logística e alimentação, pois entendemos que esse é um exame mais que necessário, e poder contar com a colaboração da unidade é de grande valia", ressaltou.

Para a presidente do grupo de humanização da unidade, Marinelza Guimarães, toda mulher tem o direito de ter acesso à saúde e a um atendimento de qualidade. “É importante empoderarmos essas mulheres para que elas sejam agentes atuantes em suas comunidades quanto à prevenção ao câncer de mama. Por meio da ação, elas tiveram acesso ao exame, mas também ao conhecimento. Dessa forma, podem levar informação para outras ribeirinhas e ensiná-las sobre a importância do cuidado com a saúde", afirma.

Materno-Infantil de Barcarena – Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. A unidade, referência para atendimentos de média e alta complexidade, tem como público-alvo mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.