Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM 19 DE SETEMBRO

Ministro da Saúde participará da inauguração do Hospital Abelardo Santos

Por Mozart Lira (SESPA)
30/08/2019 20h41

Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, em BrasíliaO ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou ao secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Alberto Beltrame, que preside o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), sua presença na cerimônia de inauguração do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, no próximo dia 19 de setembro. Para a ocasião, um pacote de medidas na área da Saúde será anunciado pelo ministro e pelo governador do Estado, Helder Barbalho.

O encontro entre o ministro e o titular Sespa ocorreu na quinta-feira (29), na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília (DF), durante a sétima reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), responsável por pactuar a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde, com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conass e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Foram discutidas a reestruturação da Atenção Primária à Saúde e a situação do sarampo no Brasil, além do aprimoramento do Programa Médicos pelo Brasil.

Alberto Beltrame obteve a confirmação da presença do ministro na inauguração do ’Abelardo Santos’Em Brasília, Alberto Beltrame também reafirmou, no Senado Federal, o apoio dos gestores estaduais de saúde ao Programa Médicos pelo Brasil, durante a reunião da Comissão Mista que examina a Medida Provisória (MP) nº 890/19, que institui o Programa Médicos pelo Brasil, no âmbito da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de incrementar a prestação de serviços médicos em locais de difícil provimento ou alta vulnerabilidade, e fomentar a formação de médicos especialistas em medicina de família e comunidade.

Alberto Beltrame disse que a fixação de médicos em áreas de difícil provimento já é uma preocupação antiga no SUS, e recordou algumas medidas já utilizadas pelo Ministério da Saúde, como a Estratégia Saúde da Família, que buscou alocar médicos em suas equipes em áreas mais remotas. Sobre o Programa Mais Médicos, o secretário admitiu que ele teve méritos e promoveu avanços em termos de assistência, mas ponderou que há falhas, que podem e devem ser corrigidas.

Biotecnologia - Na agenda de trabalho fora do Estado, o titular da Sespa esteve ainda, na tarde de quinta-feira, na capital paulista, onde se reuniu com a diretoria do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia (ComSaúde), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Na ocasião, o secretário foi convidado a falar sobre as tendências e potencialidades do Complexo Industrial e de Serviços em Saúde, sob a ótica do gestor de saúde, sendo o único palestrante a se pronunciar para um público composto por representantes das oito maiores indústrias do setor saúde no Brasil.

O Comitê promove discussões e desenvolve projetos de melhorias por meio de grupos de trabalho (GTs) voltados a várias demandas, à cooperação com entidades do setor e ao relacionamento com órgãos de governo. Uma dessas ações do Comitê é acompanhar projetos de políticas públicas com ênfase no desenvolvimento do país, atuando diretamente na saúde e na Bio e Nanotecnologia. Nesse encontro, estavam presentes, entre outros, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e o diretor titular do ComSaúde, Ruy Baumer.

Inclusão - Ainda em São Paulo, Alberto Beltrame visitou a exposição “Cotidiano Singular”, promovida pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK). no Museu da Imagem e do Som (MIS). São 24 imagens resultantes de um projeto do IOK inspirado nas obras dos fotógrafos Thomaz e João Farkas. Foram feitas por jovens com deficiência intelectual, que participaram das oficinas oferecidas pelo Instituto.

Nas oficinas, eles aprenderam sobre enquadramento, iluminação e composição. No MIS, todo esse trabalho poderá ser apreciado pelo público até 13 de outubro. “Este Instituto tem um trabalho espetacular, inteiramente gratuito, com belos resultados e ganhos cognitivos para crianças e adolescentes”, afirmou Alberto Beltrame.