Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DO NUTRICIONISTA

Hospital de Tailândia oferece orientação e serviços nutricionais a usuários

Por Cleyton Rogério (HGT-Tailândia)
31/08/2019 03h21

Uma mesa com suco verde, bolo integral de uva passa, cookies de aveia e açúcar mascavo e folders com orientações nutricionais. Com sabor e muita informação, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste do Pará, mostrou a importância do trabalho do nutricionista em uma ação de educação para usuários e acompanhantes, na sexta-feira (30), em comemoração ao Dia do Nutricionista - 31 de Agosto.

Organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), a ação ofereceu ainda palestra sobre “Alimentação saudável”, avaliações nutricionais (entre as quais o cálculo do Índice de Massa Corpórea - IMC) e degustação de lanches naturais, a fim de incentivar hábitos alimentares mais saudáveis, o que inclui a prática de atividades físicas.

De acordo com a a nutricionista Aline Fiorese, responsável técnica do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), o IMC é utilizado para determinar os níveis de gordura e o peso do paciente, que devem estar dentro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Com o resultado desse cálculo, avaliamos o risco para  doenças cardiovasculares, por meio da medição da circunferência abdominal. Após a avaliação, os usuários foram orientados, através de folders com os 10 passos para uma alimentação adequada e saudável, qualidade de vida e também sobre patologias, como diabetes e hipertensão”.

Acompanhando a filha, grávida do segundo filho, a servidora pública Maria Aurilícia, 47 anos, apoiou a iniciativa do setor de Nutrição do hospital. “Passei pela avaliação delas e fiquei sabendo que estou um pouco acima do meu peso. Mas, como já pratico caminhada, agora só vou cuidar mais da alimentação, porque vamos chegando a certa idade e temos que tomar mais cuidado com a saúde”, disse a servidora.

Durante o evento também foram distribuídos sachês de sal de ervas, bolo de casca de banana e suco verde, preparados pela equipe do SND. “Nosso objetivo é conscientizar as pessoas quanto à importância de uma alimentação balanceada para manter o peso dentro dos limites saudáveis”, ressaltou a nutricionista. A ação teve ainda o apoio da nutricionista Patrícia Manfredi.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade hospitalar do Governo do Estado com gerenciamento da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e 100% SUS (Sistema Único de Saúde). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.