Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERPAZ

Detran capacita agentes multiplicadores em educação para o trânsito

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
30/08/2019 10h26

Ação do Detran também fazem parte das atividades do TerPaz nos bairrosO Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) realizou, durante toda esta semana, ações de capacitação de agentes multiplicadores em educação para o trânsito, que ocorreram em duas escolas no bairro da Cabanagem. Na oportunidade, pessoas da comunidade e professores receberam orientações de como repassar valores de um trânsito seguro às pessoas da localidade. As atividades fazem parte do programa Territórios pela Paz (TerPaz), que busca investir em infraestrutura urbana e nas políticas públicas sociais, a fim de garantir o desenvolvimento humano em bairros de vulnerabilidade.

Na escola Cônego Batista Campos foi trabalhada uma vertente do projeto que, em vez de capacitar apenas professores da rede de ensino, inseriu as lideranças comunitárias na ação, na intenção de levar um conhecimento mais amplo de prevenção e regras de trânsito aos moradores da Cabanagem. “É preciso que associações, vizinhos, igrejas e demais atividades comunitárias se engajem na construção de um trânsito mais seguro”, afirma o coordenador de educação, Victor Oliveira, que esteve presente na manhã de quinta-feira (29), na culminância do projeto e entrega dos certificados.

Professores passam por capacitaçãoA pedagoga e líder comunitária Ana Lúcia Rosa foi uma das capacitadas na quinta-feira e destaca a importância das ações para o desenvolvimento da comunidade. “O curso veio somar conhecimentos e agora nossa missão é multiplicar tudo o que foi aprendido não só na sala de aula, mas em toda a nossa vivência aqui no bairro”.

Também no bairro da Cabanagem, na escola Santana, encerra nesta sexta-feira (30) a capacitação de professores da rede pública de ensino do bairro, que visa o aproveitamento da temática trânsito de maneira interdisciplinar nas atividades escolares durante todo o ano.

Colaboração: Leandro Oliveira