Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ISENÇÃO

Pará amplia a isenção de IPVA para pessoas com deficiência física, visual, mental e autista

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
29/08/2019 12h13

A partir do dia 10 de setembro de 2019, veículos de propriedade de pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda ou autista poderão receber isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, na aquisição de veículos.

Com a mudança na Lei estadual número 6.017/96, aprovada este ano pelo Legislativo e sancionada pelo Governador Helder Barbalho, foram equiparadas as hipóteses de isenção do ICMS e do IPVA para pessoas com deficiência.

“Pessoas com autismo, por exemplo, tinham direito somente à isenção do ICMS, mas não tinham direito à isenção do IPVA. Agora, com a mudança na Lei, passam a possuir direito também à isenção do IPVA. A mudança visa garantir o direto de ir e vir das pessoas que têm deficiência e, por isso mesmo, necessitam de atenção especial do Estado. Antes a isenção do IPVA era concedida somente aos veículos de propriedade de pessoas com deficiência física condutoras do veículo.

Para receber a isenção do imposto estadual  é preciso atender aos requisitos previstos na legislação. Por exemplo, comprovação da deficiência mediante laudo médico. Todo o processo de solicitação de isenção é feito pelo Portal de Serviços da SEFA, de forma gratuita.

A formalização da solicitação de isenção é exigida somente no momento da primeira análise, com o reconhecimento, de forma automática, para os exercícios seguintes, desde que o bem continue em nome do mesmo proprietário e que o laudo médico, emitido por órgão competente, esteja dentro do prazo de validade.

Para fazer a solicitação  acesse https://app.sefa.pa.gov.br/pservicos 

Em caso de dúvidas ligue 0800.725.5533, a ligação é gratuita, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.