Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FEIRA DO LIVRO

Espetáculo solo debate a espiritualidade na Arena Walcyr Monteiro

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
28/08/2019 17h24

Fruto de uma pesquisa realizada em um uma vila de pescadores na comunidade do Camará, localizada no nordeste paraense, o espetáculo solo “Mukt Paier” (Pés Livres, em tradução do indiano) atraiu a atenção das crianças que foram, na tarde desta quarta-feira (28), até a Arena Walcyr Monteiro – espaço dedicado ao público infanto-juvenil – durante a programação da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

O ator paraense Paulo Marat no espetáculo solo “Mukt Paier”A peça, que trata do enfrentamento entre a vulnerabilidade dos laços sociais num mundo capitalista e as coisas que insistem em permanecer, traz para a cena apenas um ator: o paraense Paulo Marat, que, pela primeira vez, se apresentou em uma Feira Pan-Amazônica do Livro. “Esse é um espetáculo que estreou há cerca de seis meses e tem uma pegada mais adulta, porque trata do tema da espiritualidade. Mas, eu fiquei surpreso com a reação da plateia, que prestou muita atenção a tudo”, disse Marat, com longa carreira no teatro paraense.

A professora Sandra Cardoso levou uma turma com cerca de 40 alunos da Escola Municipal Ayrton Senna, da comunidade do Tocantins, na rodovia Augusto Montenegro, para a programação na Arena Walcyr Monteiro. Com idade entre 6 e 13 anos, os meninos e meninas ficaram encantados com a apresentação teatral. “Eu achei que eles não fossem ficar quietos e nem prestar atenção na peça, mas acredito que as cenas tocaram mesmo o coração deles, pois ficaram muito atentos”, surpreendeu-se.

Segundo a professora, a escola realizou uma gincana, que teve como premiação o passeio para a Feira Pan-Amazônica do Livro. “Esta é a primeira vez que eles vêm e estão muito animados. A minha turma mesmo se esforçou muito para vencer a gincana e vir ao evento”, lembrou.

Com duração de cerca de 20 minutos, a peça “Mukt Paier” tem direção de Ysmaille Ferreira.

Serviço:
A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes segue até o dia 1º de setembro, no Hangar Centro de Convenções, das 10h às 21h, com entrada franca para todas as programações.