Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VERÃO

Bragança recebe ação ambiental no último fim de semana de julho

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/08/2017 00h00

Atividades de educação ambiental fizeram parte do último fim de semana das férias escolares em Bragança, nordeste do Pará. O projeto Ação Verão levou consciência ambiental aos veranistas e visou apoiar o desenvolvimento sustentável dos balneários do Estado, orientando sobre poluição, descarte de lixo e outros tipos de impacto ao meio ambiente, como a poluição sonora. O trabalho também ocorreu em Salinópolis, em estabelecimentos comerciais e entre pessoas que frequentam a Praia do Atalaia, principal ponto turístico do local.

Na última sexta-feira (28), equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) ministraram palestra sobre resíduos sólidos no auditório do Corpo de Bombeiros de Bragança. No local, quase 40 crianças participantes do Projeto Escola da Vida aprenderam sobre destino final do lixo, reciclagem e cuidados com o meio ambiente. Eles também receberam a cartilha do meio ambiente e kits ambientais.

Segundo os organizadores, a parceria entre governo e prefeitura foi decisiva para o desenvolvimento das ações ambientais nas praias. O servidor Márcio Eokin, da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas, disse que os veranistas foram bastante receptivos às equipes da ação. “Os próprios banhistas vinham até a gente para pegar os kits ecológicos, e mostraram interesse nas informações que repassamos. Isso foi muito bom de ver”, declarou.

No sábado (29), desde às 8h, os técnicos já estavam em campo com a blitz ecológica, que conversou com motoristas e entregou lixocar, estimulando o descarte adequado do lixo. A equipe fez abordagens e orientou veranistas com jogos ecológicos e brindes. A programação de domingo também incluiu blitz ecológica na praia de Ajuruteua, a mais frequentada pelos banhistas no município. O que mais atraía a atenção dos veranistas, especialmente das crianças, eram os jogos educativos, como pinturas, desenhos e brincadeiras . Quem estava pela praia também fazia questão de falar e até tirar fotos com o palhaço Tio Arroz.

Salinas – Diversas atividades com enfoque na preservação do meio ambiente foram feitas no último fim de semana de julho em Salinópolis. No primeiro dia houve um encontro com alunos do Projeto Escola da Vida na Câmara Municipal, quando os técnicos da Semas ministraram a palestra “Mudanças Climáticas” e apresentaram vídeo com as atividades da ação verão de 2016. Em seguida, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Salinopólis debateu “Desenvolvimento Sustentável”.

No sábado e no domingo houve blitz ambiental com distribuição de sacos para o descarte correto do lixo produzido na praia, sensibilização dos donos de comércios e atividades direcionadas ao público infantil: pintura facial, jogos, desenhos e apresentação teatral, com performance do arte-educadores. A ação foi desenvolvida pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Semas e teve a parceria do Projeto Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e da Semma de Salinopólis.