Bombeiros monitoram queimadas com apoio do Exército Brasileiro
Neste domingo (25), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará de Altamira realizou monitoramento e georreferenciamento de focos de incêndio, com o auxílio de uma aeronave do Estado, na mesorregião Sudoeste do estado do Pará. A ação aconteceu nos municípios de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Rurópolis, Itaituba, e Novo Progresso.
A equipe foi composta pelo Capitão Bombeiro Militar Saimo, Cabo Bombeiro Militar Roberto, Capitão do Exército, Brasileiro Renderson, Capitão Jhonatan, da Marinha do Brasil.
Na manhã desta segunda-feira (26), um helicóptero Super Cougar, da Marinha do Brasil, chegou à Altamira na base do 51º Batalhão de Infantaria de Selva, para ajudar na Operação “Verde Brasil”. Em seguida, os militares realizaram um sobrevoo na região para recolhimento territorial, com objetivo de mapear a área apontada com focos de queimada e de extração de madeira ilegal, como Altamira, Brasil Novo e Unidade de conservação “Estação Ecológica Terra do Meio”, localizada dentro do território do município de Altamira. A aeronave que levou os quatro tripulantes tem a capacidade de transportar um total de até 31 pessoas, e é preparada para despejar água, caso seja necessário.
O método de trabalho, aplicado para esse levantamento, está sendo feito através de identificação de focos de calor através das plataformas institucionais e imagens de satélite. Essas informações servem para autenticar a veracidade dos fatos, tendo como ponto de partida os planejamentos ao combate das ocorrências.
Até o presente momento, não foram mapeados grandes focos de incêndio na área monitorada.