Hospital Jean Bitar comemora dia do psicólogo com palestra para usuários
Psicóloga clínica da instituição, Telma Eli Vieira, debateu temas importantes, como a depressão e o suicídioDepressão e suicídio foram temas debatidos na palestra “Desmitificando o papel do psicólogo: na verdade, o que ele faz?”, ministrada na manhã desta segunda-feira (27), no Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, pela psicóloga clínica da instituição, Telma Eli Vieira. O encontro ocorreu em alusão ao dia do psicólogo, comemorado em 27 de agosto.
Entre outras informações sobre o tema, a psicóloga esclareceu sobre características apresentadas pelas pessoas com depressão, tais como comportamento autodestrutivo, aversão a si mesmo, simulação de melhora, isolamento e desinteresse total, falta de esperança no futuro e a busca de meios letais, que podem culminar com o suicídio.
“Infelizmente, a maioria das pessoas busca a psicoterapia quando já está em sofrimento há algum tempo, ou seja, chegam ao consultório com suas funções mentais quase que despedaçadas. O ideal é que a busca por ajuda profissional ocorra quando os sintomas estão impactando sua vida e, consequentemente, acumulando perdas, seja no contato afetivo, familiar, social ou profissional”, orienta Telma.
A psicóloga fez um alerta: a cada dia, 32 brasileiros morrem vítimas do suicídio. “Precisamos mostrar que é um mal silencioso que muitas pessoas, por medo ou desconhecimento, não enxergam. Olhe para o lado e seja gentil, pois nunca sabemos de fato pelo que o nosso próximo está passando. Se conhece alguém que precise, ajude e oriente a procurar ajuda profissional”, ressalta.
Os temas promoveram um debate com participação dos usuários, que compartilharam depoimentos sobre as suas experiências com a depressão e com familiares ou conhecidos que lutam contra a doença.
“Eu acho muito importante esse tipo de palestra, pois já sofri muito com a depressão e ainda hoje faço tratamento. Tem gente que possui a doença e nem sabe. Há os casos de pessoas que sabem que são deprimidas e não assumem. Essas informações ajudam na identificação do problema de saúde e incentivam na busca por ajuda profissional”, destacou a usuária Clarice Versulina de Queiroz.
Unidade
O Hospital Jean Bitar presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com 70 leitos, é referência estadual para procedimentos de endoscopia digestiva alta e colonoscopia, cirurgia gastrointestinal e algumas especialidades clínicas, como endocrinologia, reumatologia, geriatria e pneumologia. Para atendimento, é necessário o encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), após ser marcado pela Central de Regulação do Estado.
Serviço:
O Hospital Jean Bitar fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, Bairro Umarizal, em Belém. Outras informações: (91) 3239-3800.