Contação de histórias mostra importância da preservação ambiental
A Arena Walcyr Monteiro, espaço da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes dedicado ao público infantil, lotou no início da tarde desta segunda-feira (26), com a contação da história adaptada da obra “O Reizinho e o Dragão de duas cabeças”, de Peter Bently e Helen Oxenbury. A adaptação da obra é de Gil Ganesh, e tem o objetivo de despertar a imaginação infantil, conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental e enfatizar valores como solidariedade e união. Esta edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, que tem como autores homenageados Zélia Amador de Deus e João de Jesus Paes Loureiro, ocorrerá até 1º de setembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.
Na Arena Walcyr Monteiro, as crianças interagiram com a história adaptada por Gil GaneshO ator Gil Ganesh disse que a adaptação relata a história do pequeno Reizinho, que vive em seu mundo protegido pela Estrela Mística, onde são guardados quatro elementos, que são roubados por vilões nefastos: O Fantasma do Lixo, a Bruxa da Poluição e o Vampiro Sugador de Energia. Todos os personagens são interpretados por Gil Ganesh. “Quando roubados, várias alterações acontecem naquele lugar, tais como desmatamento, aquecimento, desperdício, aumento do lixo. O Reizinho, preocupado, sai em busca dos quatro elementos e vive uma verdadeira aventura", acrescentou o autor.
Para ganhar a batalha contra os vilões, durante o espetáculo o contador de histórias convida a plateia a interagir e ajudá-lo a vencer cada personagem que interfere de forma negativa no meio ambiente, livrando o reino do caos. "O Reizinho revela grande coragem ao lutar contra os seus medos e recuperar os elementos com a ajuda das crianças. E, ao final, com a união de todos, o seu reinado volta à normalidade. Além de divertir, o espetáculo também é educativo", afirmou.
Aprender brincando - A professora Ione Alves, da Escola Estadual Guajarina de Souza, em Icoaraci (distrito de Belém), acompanhou 33 alunos do ensino fundamental ao espaço de contação de histórias. "As crianças têm a oportunidade de viver aventuras, se divertir e ainda aprender brincando. A organização da Feira está de parabéns pela programação", declarou.
Um dos alunos da professora Ione Alves, Moisés Gonçalves, 10 anos, venceu a timidez e subiu várias vezes ao palco para ajudar o amigo "Reizinho" a derrotar os inimigos do meio ambiente. Ele disse que a parte mais emocionante foi a luta contra o dragão. "É muito legal, porque além da gente ouvir as histórias, também participa, luta e ajuda o Reizinho a vencer o mal", contou o menino.
Serviço: A programação da Arena Walcyr Monteiro ocorre das 10h30 às 19 h. Entre as atrações estão, além da contação de histórias, performances teatrais, de dança e música, roda de conversas, saraus e exibição de filmes. A entrada é franca.