Autismo ganha espaço na Feira Pan-Amazônica do Livro
Inclusão: stand do autismo busca esclarecer sobre as peculiaridades do atendimento da pessoa autistaA inclusão da pessoa autista ganha espaço inédito na 23ª Feira Pan Amazônica do Livro, que acontece no Hangar Centro de Convenções da Amazônia até dia 01 de setembro. O Stand do Autismo fica próximo a arena Multivozes, e objetiva esclarecer à sociedade as peculiaridades do acolhimento da pessoa autista no processo de inclusão social.
A representante do Governo do Estado no Grupo Técnico para a criação de políticas do Centro Especializado de Autismo, Nayara Barbalho da Cruz, revela que espaços como este são fundamentais para promover a inclusão do autista na sociedade. “A conquista deste espaço numa ação inédita do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura do Estado, abre oportunidade para conscientizar e informar a sociedade sobre a causa autista. Uma iniciativa que vai fomentar a inclusão da pessoa com autismo de forma efetiva na sociedade”, comemora Nayara.
O stand sobre autismo oferece ao público uma programação que inclui lançamento de livros de autores autistas, roda de conversas com a participação de autistas e outras atividades relacionadas com a causa. Durante todos os dias da feira serão recebidos no stand representantes de várias entidades para abordar temas como: o direito da pessoa com autismo, o tratamento do autista, e a participação dos familiares no processo de inclusão.
Espaço também dará vez para as mães de autistas, com a venda de materiais adaptáveis e sensoriaisFlávia Maçal, coordenadora do Mundo Azul, revela que também haverá espaço no stand para a economia criativa com vendas pelas mães de autistas de matérias adaptáveis e sensoriais, e tudo que é feito para, e por pessoa com autismo e seus familiares. “O nosso objetivo é fortalecer a relação do Governo do Estado com as entidades de defesa da pessoa com autismo", explica Flávia.
Adriana Medeiros, presidente do Preventório Santa Teresinha, elogia a iniciativa da edição da Feira do livro deste ano, que através do stand sobre autismo reúne várias ongs e entidades envolvidas com a causa. No preventório fazemos convênios para dar apoio aos familiares da criança com autismo, principalmente às mães de baixa renda, onde damos um atendimento inicial e orientações aos familiares de como deve ser conduzido o tratamento da pessoa com autismo. “E este espaço aqui representa a voz do autista, uma união de forças das entidades que trabalham pela inclusão”, comenta Adriana.
A Feira do Livro pode ser visitada até o dia 01 de setembro, das 10h às 22h, no Hangar.