Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COLETA

Doadores de Óbidos marcam presença em campanha do Hemopa

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
23/08/2019 15h05

A equipe do Hemocentro Regional de Santarém levou técnicos e equipamentos até o município de Óbidos (distante cerca de 52 Km de Santarém) para realizar Campanha de Coleta de Sangue. A ação foi realizada na Unidade de Saúde José Benito Priante e teve a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Foram dois dias de campanha, 21 e 22 de agosto, e no total 261 obidenses compareceram para exercitar a boa ação. Foram coletadas 213 bolsas de sangue, um recorde em ações itinerantes na região oeste do Pará. Cada bolsa de sangue pode ajudar até 4 pacientes adultos.

“Só temos a agradecer a toda a população da cidade, pois superou as nossas expectativas. Nossa meta é fazer cerca de 200 coletas de bolsas de sangue  em ações realizadas, mas nem sempre conseguimos. Porém, os moradores de Óbidos conseguiram ir além na ação solidária”, disse Joaquim Araújo,  

As ações itinerantes fazem parte do calendário dos Hemocentros Regionais e têm como objetivo descentralizar o sistema de coleta de sangue. Atualmente, o Hemocentro de Santarém atende 9 Agências Transfusionais e 11 Hospitais conveniados na região Oeste do Pará. A média diária de coleta é de 50 bolsas de sangue.

Para doar sangue - É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço: O Hemocentro Regional de Santarém fica na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30. Existem também mais 10 unidades espalhadas no Pará: Em Belém existem três pontos de coleta: Batista Campos, Unidade de Coleta Castanheira, na BR 316, e a Unidade de Coleta Pátio Belém, na Travessa Padre Eutíquio. Há ainda os Hemocentros Regionais em Castanhal e Marabá; e os Hemonúcleos em Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção e Capanema. Outras informações: 0800 280 8118 ou 3110-6500.