Comando da Polícia Militar prorroga prazo para o uso do novo fardamento
O comando da Polícia Militar do Estado publicou uma resolução no Boletim Geral da corporação, nesta quinta-feira (22), prorrogando a data de início da utilização dos novos uniformes operacionais da corporação, na cor azul petróleo. A mudança do fardamento está prevista no Regulamento de Uniformes da PMPA.
De acordo com a decisão do comando geral da instituição, fica prorrogada para o dia 20 de setembro de 2019 o início do uso do novo uniforme. A medida foi adotada em virtude da indisponibilidade de matéria-prima na indústria especializada, o que ocasionou o desabastecimento no estoque dos lojistas credenciados para a comercialização dos novos uniformes da Polícia Militar.
A resolução também determina que todos os comandantes, chefes e diretores de unidades da corporação realizem a revista de uniformes da tropa, durante parada matinal na data estabelecida. O novo prazo tem caráter improrrogável.
Azul petróleo - A mudança faz parte do novo Regulamento de Uniformes da PM e levou em consideração, principalmente, o resultado de uma pesquisa de opinião interna sobre a cor do uniforme operacional: 95% do efetivo da corporação escolheram a cor azul petróleo. A pesquisa foi realizada no período de 19 de setembro a 22 de outubro de 2018.
O comando da PMPA ressalta que a mudança da cor do uniforme de instrução não implicará em nenhum custo adicional aos cofres públicos. Todos os policiais militares recebem o auxílio fardamento, previsto na Lei nº 8.435 de 22 de novembro de 2016 – cabos e soldados recebem dois auxílios por ano; subtenentes e sargentos, um a cada ano; e oficiais recebem o auxílio fardamento nas suas promoções ou a cada 4 anos de permanência no mesmo posto.
Segundo o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, “o estudo sobre o novo regulamento foi realizado pelo Estado-Maior Geral da corporação, com o objetivo de proporcionar inovações tecnológicas e atender necessidades de padronização, identidade visual, resgate histórico da instituição bicentenária, conforto, proteção, segurança, melhores condições de trabalho à tropa e durabilidade do novo uniforme operacional da Polícia Militar”, informou o comandante.
Além de descrever todas as peças, de forma geral, e o novo fardamento, o atual Regulamento de Uniformes da Polícia Militar (RUPM) também organiza e disciplina o uso de calçados, insígnias, distintivos, condecorações e acessórios especiais da corporação.
Lei de Cores - A adoção da cor azul petróleo vem ao encontro do Projeto de Lei que institui as cores oficiais da Polícia Militar do Pará. É importante destacar que a PM adota tradicionalmente as cores da Bandeira do Pará na identificação da corporação. Com isso, a força pública é reconhecida ao longo dos anos pelas cores azul, branco e vermelho, que são as mesmas que representam e identificam o povo paraense pelo Brasil afora.
“Apresentamos a nova lei ao Governo do Estado, a fim de instituir as cores oficiais da Polícia Militar do Pará. O projeto visa, principalmente, valorizar a imagem da instituição e estabelecer a padronização da representação da PM, por meio do resgate das cores tradicionalmente utilizadas pela corporação, que são aquelas contidas no pavilhão estadual”, acrescentou o comandante-geral.