Hospital Oncológico Infantil leva educação em saúde para casas de apoio
Profissionais de saúde orientaram trabalhadores das casas de apoioQuando não estão internadas no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, onde fazem tratamento contra o câncer, é nas casas de apoio que a maioria das crianças e seus acompanhantes ficam hospedadas até o momento em que retornam ao hospital para uma consulta ou internação.
Atualmente duas grandes casas de apoio, Menino Jesus e Ronald McDonald Belém, recebem mais de 80% dos pacientes atendidos pelo Oncológico Infantil, hospital do governo do Estado. A maioria é do interior do Pará ou do Estado do Amapá, onde o hospital também é referência de tratamento especializado.
Para garantir que as casas de apoio não sejam apenas um local de hospedagem, mas também de segurança e de promoção de saúde para os pacientes, uma equipe do Oncológico Infantil esteve na casa Ronald McDonald Belém nesta semana. A visita teve como objetivo ampliar a parceria já existente entre as instituições, com suporte à ampliação das atividades de humanização, segurança no trabalho e de educação em saúde para os usuários e funcionários da casa.
No primeiro encontro, a enfermeira Adrielle Monteiro, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade, falou sobre a importância da higienização correta das mãos e do ambiente como forma de garantir a segurança das crianças e dos próprios funcionários da Casa. “A higienização das mãos deve fazer parte da rotina de todos que mantém contato com as crianças seja dentro ou fora do hospital, e as casas de apoio acabam sendo uma continuidade desse cuidado”, alertou Adrielle.
Com a visita na Casa Ronald, o Hospital Oncológico Infantil dá continuidade a um trabalho iniciado em maio na casa Menino Jesus. Na ocasião, uma equipe de enfermeiros e profissionais de diferentes áreas assistenciais visitaram a instituição e conversaram com as acompanhantes e a direção da instituição sobre produção de alimentos, dinâmicas ocupacionais e a elaboração de projetos para o Hospital e para a Casa.
Sobre o Hospital
O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma unidade pública de saúde e referência para o diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil. A unidade atende cerca de 900 crianças de municípios do Pará e de estados vizinhos, como o Amapá. Em três anos foram mais de 800 mil atendimentos realizados, entre eles 87.384 sessões de quimioterapia e 41.049 consultas, com um índice de aprovação atual de 98% dos usuários.