Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEDIDA

Permissionários da Ceasa terão cobrança individualizada de energia elétrica

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
07/08/2019 13h43

Atendendo a uma determinação do governador Helder Barbalho, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima, autorizou o início das obras da Celpa para a individualização das contas-contratos dos boxes comerciais instalados hoje na Central de Abastecimento do Pará (Ceasa-PA). O documento foi assinado no final da manhã desta quarta-feira (7), no Palácio do Governo, em Belém.

A demanda dos cerca de 350 permissionários do local com a concessionária de energia elétrica é antiga. Segundo o secretário Iran Lima, as obras serão realizadas por meio do Programa de Interesse Social (PIS), firmado entre o governo e a Celpa, o qual prevê investimentos equivalentes a 1,5 % – R$ 1 milhão – da receita operacional líquida da empresa em obras de eletrificação de interesse do Estado, atendendo, principalmente à melhoria da qualidade de vida da sociedade paraense.

“Sem dúvida, essa medida vai não apenas atender a uma demanda antiga dos permissionários, mas também gerar novas possibilidades de novos negócios àqueles que comercializam na Ceasa”, destacou.

Já o presidente da instituição, Francisco Chapadinha, explicou que a questão do pagamento individualizado da energia é uma demanda antiga dos permissionários da Ceasa, que não acham justo o pagamento por rateio, como acontece atualmente.

“Desde que assumi a Central, tenho lutado para resolver esse problema, que traz muitos embaraços à administração e aos permissionários. Felizmente, o governador Helder Barbalho se mostrou sensível e autorizou a Celpa a realizar essa obra, que será fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho”, ressaltou, acrescentando que, hoje, cerca de 600 pessoas comercializam diariamente no local, entre permissionários e produtores.

A previsão é de que as obras tenham início nos próximos 60 dias e sejam concluídas até o final deste ano.