Hospital de Oriximiná oferta curso teórico e prático de cuidador de idosos à comunidade
Iniciativa foi promovida pelo Comitê de Humanização da unidade, e promoveu conhecimento técnico e prático à população
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ), por meio do Comitê de Humanização, realizou nos dias 17 e 18 de dezembro o Curso Teórico e Prático de Cuidador de Idosos, voltado a participantes da sociedade de Oriximiná. A ação objetivou capacitar cuidadores formais e informais para o atendimento seguro e humanizado à pessoa idosa.
Entre os conteúdos abordados estiveram informações sobre a fisiologia do idoso, cuidados com as vias aéreas, prevenção de lesão por pressão, cuidados com ostomias e dispositivos, curativos, primeiros socorros, banho no leito, troca de fraldas, estado nutricional e dietoterapia, uso de medicamentos e saúde mental.
A moradora de Oriximiná, Jocimara Corrêa da Silva Oliveira, de 30 anos, que já atua como cuidadora de uma idosa com Alzheimer, destacou a importância da capacitação. “Esse curso está sendo muito útil para mim, pois já sou cuidadora de idoso. Estou adquirindo muito conhecimento, nunca tinha feito um curso nessa área. Está muito legal, as palestras foram excelentes, inclusive a do psicólogo, que gostei muito”, relatou.
O curso foi idealizado pelo Comitê de Humanização. De acordo com a presidente do comitê, a enfermeira Nayana Azevedo, a iniciativa reforça o compromisso da unidade em levar conhecimento além dos muros do hospital.
“A ideia inicial foi oferecer à comunidade uma capacitação que atendesse às necessidades dos pacientes que acompanhamos na unidade. Nosso perfil é cirúrgico, e muitos usuários são idosos. Após a alta hospitalar, eles precisam de cuidados em casa. O curso superou nossas expectativas em número de inscrições e foi um sucesso”, afirmou.
Entre as temáticas, foi abordado o uso seguro de medicamentos em idosos, apresentado pela farmacêutica Elen Juliane da Silva, profissional do HRMJ. "Fiquei muito feliz em participar do curso de cuidadores de idosos. Durante o encontro, abordei os cuidados relacionados à administração de medicamentos, esclarecemos dúvidas frequentes, falamos sobre o descarte correto de medicamentos — que também integra um projeto institucional do hospital — e apresentamos o uso de aplicativos como ferramentas de apoio à adesão ao tratamento medicamentoso", destacou a farmacêutica.
A farmacêutica também fez um importante alerta sobre o uso de chás medicinais entre a população idosa. “Vivemos em um contexto amazônico, no qual muitos idosos utilizam chás como forma de terapia. Orientamos que alguns desses chás podem interagir com medicamentos, como anticoagulantes, anti-hipertensivos e antidiabéticos, podendo desencadear reações adversas, especialmente em idosos que fazem uso de múltiplos medicamentos. Esse conhecimento foi compartilhado com os cuidadores como forma de promover mais segurança no cuidado”, concluiu.
Atendimento Humanizado 100% SUS
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) é referência na região, com atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com 26 leitos de enfermaria, 16 leitos de acolhimento e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de estrutura moderna para exames laboratoriais e de imagem.
A unidade oferece serviços em sete especialidades médicas: anestesiologia, cardiologia, clínica geral (internação), cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, traumatologia e medicina intensiva (internação).
Texto de Uéliton Martins
