Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SALDO POSITIVO

Com 3,7 mil agentes atuando, Operação Verão registra mais de 100 mil abordagens

Por Aline Saavedra (SECOM)
07/08/2019 08h00

Com mais de 100 mil abordagens, em seis fins de semana, a Operação Verão 2019, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), registra um saldo positivo nas ações que envolveram 3.700 agentes das forças de segurança do Estado. Houve reforço de efetivo em 126 localidades do Pará, a fim de assegurar tranquilidade aos frequentadores durante as férias de julho.

As ações foram iniciadas em 28 de junho e encerradas em 5 de agosto. Os resultados foram divulgados em entrevista coletiva, na sede da Segup, na terça-feira (06), por gestores do sistema de segurança estadual.

Mais longa que em outros anos, a Operação Verão 2019 abrangeu todas as regiões do Estado, desde o nordeste – que concentra as praias oceânicas -, até Conceição do Araguaia, no sul, e Santarém, no oeste, com suas praias às margens de rios. O planejamento e execução das ações incluíram as inovações do salvamento com aeronave e uso do puçá (para resgate de vítimas na água) e os Centros Integrados de Comando, instalados em Salinópolis e nos distritos de Outeiro e Mosqueiro, pertencentes a Belém.

"Nós avaliamos os resultados alcançados positivamente. Não conseguimos evitar 100% de todas as ocorrências, que são lamentáveis, mas reduzimos esses dados e pensamos que, nos anos seguintes, teremos um verão amazônico melhor ainda, em parceria com a conscientização dos veranistas, como apontaram os dados do Departamento de Trânsito, onde nós percebemos uma queda no número de flagrantes, principalmente de alcoolemia", avaliou o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

Durante a operação foram realizadas abordagens, fiscalizações, buscas e apreensões, prisões e salvamentos, reunindo policiais civis e militares, e agentes do Corpo de Bombeiros Militar e Detran (Departamento de Trânsito).

No total, 108.743 abordagens foram realizadas, incluindo pessoas, carros, motos, ônibus e outros veículos, além de 20.064 apreensões e fiscalizações. Entre as apreensões estão armas de fogo e armas brancas, entorpecentes, carros, motos e outros veículos. O Corpo de Bombeiros registrou 933 resgates, 214 buscas e salvamentos, 546 vistorias, 259 casos de incêndios e 321 crianças encontradas.

Policiamento – Em Belém, as ações de segurança também foram mantidas rotineiramente. "A Polícia Militar esteve presente nas 126 localidades onde houve reforço no policiamento, sem esquecer da Região Metropolitana. Sabemos que parte da população opta por não se deslocar da RMB ou frequentar balneários próximos da capital. Então, nós intensificamos o policiamento utilizando a estratégia de escalar policiais de folga ou do administrativo para reforçar todo o Estado, e conseguimos um resultado bem significativo nas reduções", afirmou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.

Salvamento – O Corpo de Bombeiros mobilizou mil militares em ações preventivas, de salvamentos, atuações da Defesa Civil e auxílio às ocorrências nas estradas, entre outras demandas, com o emprego da aeronave no salvamento aquático. "Os novos equipamentos que o governo do Estado proporcionou trouxeram mais segurança para os salva-vidas e também para a população, que contou com um método mais rápido e seguro de ter a vida resguardada", ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hayman.

Prisões - A Polícia Civil realizou ações de prevenção de crimes específicos, como a Operação Matapi, que resultou em um número significativo de prisões de acusados de crimes contra o patrimônio, roubo, furto, latrocínio e tráfico de drogas, crimes que costumam aumentar no período de veraneio. "O trabalho conjunto com os órgãos de segurança nos possibilitou efetuar mais prisões, inclusive anteriormente ao período de veraneio, e assim tirar de circulação criminosos e reduzir o número de crimes cometidos", informou o delegado-geral de Polícia Civil, Alberto Teixeira.

Perícia – O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves reforçou as ações nos municípios de Salinópolis, Bragança, Cametá e Salvaterra, e ainda em Belém, no distrito de Mosqueiro, e Marapanim, no distrito de Marudá. Ao todo, 521 exames foram solicitados, 336 distribuídos, 86 estão em andamento e 250 foram finalizados e/ou entregues. Entre as principais perícias realizadas estão: exames necroscópicos, análise em droga de abuso, exame de lesão corporal, exames sexológicos e 96 perícias em veículos.

Trânsito – A Coordenadoria de Operações do Detran não registrou nenhuma morte no trânsito por embriaguez ao volante no período de 27 de junho a 5 de agosto, um resultado significativo do trabalho de conscientização desenvolvido pelo órgão. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é uma infração gravíssima, tipificada no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e recebeu atenção especial das equipes com as operações Lei Seca em diversos municípios.

"Algumas autuações foram feitas, inclusive de pessoas que se negaram a fazer o teste do bafômetro. Mas o número de pessoas que se conscientizaram e evitaram dirigir alcoolizados foi maior, como mostram os dados. A prova maior é que nenhuma morte por alcoolemia foi registrada durante a Operação Verão", afirmou o diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes.

Foram registradas 342 infrações ao artigo 165, sendo 230 infrações e 112 recusas ao teste com o etilômetro, também tipificado no mesmo artigo do CTB, além de 92 crimes de trânsito, quando o condutor apresenta concentração igual ou superior a 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões ou sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), alteração da capacidade psicomotora.

Agentes do Detran também registraram 7.793 notificações, resultando em 3.239 autuações e no recolhimento de 283 documentos. Entre as infrações registradas estão licenciamento atrasado (1.533), não uso de capacete (967), não uso de luz em rodovia (598) e ultrapassagem na contramão (427).

Em relação a acidentes, foram 41 registros nos 18 primeiros quilômetros da Rodovia BR-316, que compreende a área de atuação do Detran - 33 com danos materiais e oito com vítimas, sendo duas fatais. Em Salinópolis, onde estão as praias mais procuradas por veranistas, foram registrados cinco acidentes – um com vítima fatal. Já em Santa Bárbara do Pará, município às margens da estrada de acesso à Ilha de Mosqueiro, foram sete registros, sendo quatro com vítimas. Os acidentes com vítimas não foram causados pela combinação entre álcool e direção, e sim por outros fatores, como excesso de velocidade e falta de atenção dos condutores.

Um efetivo de 292 agentes de fiscalização atuou na Região Metropolitana de Belém e em mais 20 municípios do interior durante o período de férias escolares, com ações principalmente em Salinópolis. Os agentes contaram com o apoio de 35 viaturas, 18 motocicletas e dois quadriciclos. (Com informações de Leandro Oliveira – Ascom/Detran).