Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGOSTO DOURADO

Hospital Geral de Tailândia estimula o aleitamento materno

Por Vera Rojas (HEMOPA)
06/08/2019 12h54

Referência na oferta de serviço de maternidade na mesorregião do nordeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) programou ações de educação em saúde para levar orientações aos colaboradores, usuários e seus acompanhantes sobre a importância do aleitamento materno, tendo em vista que o cuidado com a amamentação não é exclusivo da mãe.

Em alusão ao 'Agosto Dourado', o hospital elaborou ações planejadas que serão realizadas nas áreas de atendimento aos usuários e acompanhantes, nas áreas de Clínicas e nas áreas administrativas. Serão repassadas informações gerais sobre a importância do aleitamento, benefícios para mães e filhos.

Benefícios - A amamentação protege a mãe e o bebê de doenças, aumenta a defesa do organismo, reduz riscos de câncer de mama e de colo de útero, evita a desnutrição, a obesidade do lactante e também fortalece os vínculos de união e amor entre mães filhos. Esses são alguns dos diversos benefícios do aleitamento materno que tem o "Agosto Dourado" instituído para estimular a amamentação e a participação da família como um todo no processo.

A pediatra do HGT, Maria Lima Machado, explica que o leite materno tem os nutrientes, a composição ideal para alimentar exclusivamente os bebês até os seis meses de idade. "É importante evitar a introdução de leite de lata, antes dos 6 meses, tendo em vista que isso pode causar a desnutrição ou a obesidade ao lactante, porque a composição desse produto artificial pode ter uma fórmula infantil inadequada aos recém nascidos".

Ao receber orientações da pediatra, a usuária Fabiana da Silva Pereira, agradeceu o atendimento e as informações sobre amamentação, durante sua estadia no HGT, semana passada, onde realizou o parto de seu filho. A dona de casa agradeceu o atendimento. "Achei tudo muito bom. Todos muito atenciosos, sobretudo a pediatra".

Ela chamou atenção ainda para o fato da amamentação proteger a saúde do bebê que recebe anticorpos da mãe. "São as defesas que ela adquire ao longo da vida", explicou ao ressaltar que, por exemplo, o aleitamento favorece a recuperação mais rápida à mãe, após o parto. "Com a gravidez o útero aumenta muito, a maioria das mães engorda. Mas, quando ela amamenta, o peso normal volta mais rápido. Diminui também riscos de câncer de mama e colo de útero, além de reduzir doenças cardiovasculares das mães", pontuou a médica.

Maria Machado ressalta que o período de aleitamento exclusivo é até os 6 meses. A partir do sétimo mês, deve introduzir novos alimentos, mas pode manter o aleitamento paralelamente até os dois anos de idade ou um pouco mais.

Para as mães em amamentação de seus filhos, a pediatra sugere uma alimentação balanceada, ingestão de bastante líquidos, o que inclui água e sucos de frutas, alimentos com caldos, mingau para que tenha leite suficiente para alimentar seu bebê, já que o leite materno é constituído na maior parte de água.
Alimentação no período gestacional- Também é muito importante alguns cuidados com a alimentação ainda no período gestacional. Para a responsável técnica do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HGT, Aline Fiorese, a alimentação durante o período gestacional deve ser variada, balanceada ecompleta, com o objetivo de fornecer os nutrientes necessários ao feto e à mãe.

Na prática, as gestantes devem manter a ingestão de todos os grupos alimentares da pirâmide alimentar. Preferir legumes, verduras, cereais integrais (pão, arroz integral, massa integral), leguminosas (lentilha, ervilha, feijão preparado sem carnes gordas), carnes magras e, gorduras boas, como o azeite de Oliva extra virgem na dose certa, para compor o almoço e o jantar, por exemplo.

As refeições intermediárias, como o café e o lanche da tarde podem ser compostos por pão integral, queijo magro, leite ou iogurte e a ceia, por frutas. "Melhor optar pela versão mais natural e menos industrializada dos alimentos. Se possível, a escolha os alimentos orgânicos, como ovos, legumes, verduras e frutas", sugeriu.

Aleitamento e amor - A pediatra ressalta ainda que a participação do pai da criança ou do companheiro(a) da mulher é muito importante inclusive, no processo desenvolvimento da criança e da saúde emocional da mãe. "A amamentação é um gesto de amor. É o momento mais importante para aumentar laços afetivos entre mãe e o filho. Por isso é muito importante estimular a participação da família em todo o processo da gravidez", observou a médica.

Segundo Maria Machado, de janeiro a julho deste ano, a equipe do HGT efetivou 785 atendimentos ambulatoriais na Pediatria, 165 internações na especialidade e a realização de 864 partos, entre normais e cesários.

Serviço: O HGT é uma unidade hospitalar do Governo do Estado com gerenciamento Secretaria de Estado de Saúde Pública e 100% SUS. A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.