Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM SANTANA DO ARAGUAIA

Semas discutirá beneficiamento de fosfato com moradores

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/08/2017 00h00

O município de Santana do Araguaia, no sul do Pará, receberá na próxima quinta-feira (10) uma audiência pública para discutir o Projeto Fosfato Santana, de responsabilidade da empresa MbAC Fertilizantes Ltda., voltado ao beneficiamento do minério fosfato para fabricação de fertilizantes destinados à agricultura. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), é aberto ao público.

A audiência visa informar à comunidade todos os detalhes do projeto e discutir seus potenciais impactos ambientais, tendo como base o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), que estão sob análise, visando subsidiar os pareceres técnicos que serão emitidos pela Semas, para fins de licenciamento ambiental.

O Projeto Fosfato Santana é um empreendimento voltado à fabricação de fertilizantes para a agricultura. O processo envolverá a extração mineral de superfosfato simples e fosfato natural, em área rural do município de São Félix do Xingu, e processamento para obtenção do produto, que será utilizado na adubação de solos.

Potencial - O planejamento da lavra foi desenvolvido para a produção de 300 mil toneladas anuais de concentrado fosfático. Com as reservas naturais pesquisadas, a vida útil do empreendimento é de 31 anos, com um pico de movimentação anual de 5,2 milhões de toneladas de estéril e minério.

Tanto o Estudo de Impacto Ambiental quanto o Relatório de Impacto Ambiental encontram-se à disposição dos interessados para consulta no site da Semas e na biblioteca do órgão ambiental, na Travessa Lomas Valentinas, 2717, Bairro do Marco, em Belém.

Estarão presentes à audiência pública o secretário adjunto de Gestão de Regularidade Ambiental, Thales Belo; a diretora de Licenciamento Ambiental da Semas, Edna Corumbá; representantes do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, de instituições governamentais e não governamentais, e autoridades federais, estaduais e municipais,.

Serviço: Audiência pública para debater o Projeto Fosfato Santana. No dia 10 (quinta-feira), a partir das 09 h, no salão de festas da Igreja Assembleia de Deus Nação Madureira, na Vila Mandi.