Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DA FARMÁCIA

Projeto desenvolvido no Hospital Galileu auxilia a prescrição de medicamentos

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
05/08/2019 12h49

O dia 5 de agosto é marcado pelo Dia Nacional da Farmácia e dentro de um hospital, o setor é responsável por atividades fundamentais relacionadas a qualidade nos tratamentos de saúde, sejam eles hospitalares ou ambulatoriais.

A atuação desses profissionais contribui para que danos graves não aconteçam ao paciente, como infecções hospitalares. No Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, unidade do Estado do Governo do Pará, essa segurança e a saúde do paciente estão em primeiro lugar. Pensando nisso, o serviço de farmácia hospitalar em parceria com a equipe médica do HPEG, inicia no mês de agosto um projeto piloto sobre prescrição compartilhada entre médicos e farmacêuticos. O objetivo da ação é fazer com que o farmacêutico possa contribuir e orientar na prescrição médica antes que ela seja, de fato, validada e encaminhada para o paciente.

A coordenadora de Farmácia do HPEG, Jéssica Barbosa, explica que a iniciativa é importante para melhorar a relação entre médico e farmacêutico. "Acreditamos que com a prescrição compartilhada, otimizaremos o tempo da equipe multiprofissional e o resultado será a melhora no atendimento prestado ao paciente".

Aos poucos, a atividade está sendo implantada dentro das enfermarias do Hospital Galileu e já apresenta bons resultados por parte da equipe envolvida. Para a médica Ana Carolina Naiff, a troca de experiência entre os profissionais é importante. "Nesse primeiro momento, nós discutimos as prescrições e a avaliação da farmácia em relação aos medicamentos, como por exemplo, o que poderíamos manter ou tirar na prescrição. Acredito que vamos melhorar cada vez mais, principalmente em relação à segurança das medicações e evitar falhas", disse.

Já para a farmacêutica Ana Paula, a iniciativa servirá para o uso racional dos medicamentos nos pacientes internados no hospital. "O projeto foi de suma importância para que nós, farmacêuticos, pudéssemos ter uma relação mais direta com os médicos na hora da prescrição", explica Ana Paula.

A ideia é inovadora e poucos hospitais já adotaram a medida, como os Hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, em São Paulo. No HPEG, o projeto irá contribuir para que os atendimentos aos usuários continuem melhorando e garantindo tratamentos mais eficazes durante a recuperação do paciente.

Sobre o HPEG

O hospital Público Estadual Galileu (HPEG) atende baixa e média complexidades, prestando assistência hospitalar em trauma-ortopedia, clínica médica e Cardiologia. O hospital está localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253.