Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOSPITAL

Regional do Marajó comemora semestre com quase 100% de satisfação dos usuários

Por Lucas Brilhante (HRPM)
31/07/2019 10h28

Referência na assistência de média e alta complexidade no sudoeste marajoara, a equipe do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, encerrou o primeiro semestre deste ano com mais de 138 mil atendimentos de alto risco junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços foram aprovados por mais de 98% dos usuários.

A satisfação no atendimento é comprovada pela dona de casa, Graciene Santana Sena, avó de um recém-nascido que deu entrada no HRPM no dia 14 de junho. "Meu neto nasceu com 7 meses porque minha filha teve uma gestação bem complicada, teve albumina o que ocasionou que o meu neto viesse ao mundo mais cedo. Mas, graças a Deus aqui tiveram todo o cuidado com eles. Estamos aqui a um mês e onze dias e hoje estamos só esperando a alta médica. Só agradeço. Se não tivesse esse hospital não sei o que teria acontecido com meu neto".

A dona Graciene é mãe de uma menor de 17 anos e residem na área rural de Curralinho, na localidade do Rio Guajará (3h de lancha até Breves). A adolescente foi encaminhada para o HRPM, onde a equipe multiprofissional garantiu o tratamento adequado e de qualidade para mãe e filho.

Entre os serviços mais relevantes realizados pelo HRPM, podemos destacar, no período de janeiro a junho deste ano, 9.648 atendimentos ambulatoriais, 1.536 internações, 1.360 cirurgias, 1.874 atendimentos na urgência e emergência, 96.021 exames gerais, 207 partos (normais e cesáreos), 3.426 intervenções do serviço social, 9.643 atendimentos de fisioterapia, 1.521 saídas da UTI, 954 transfusões de sangue e 1.433 atendimentos na especialidade de Psicologia e 10.467 em fonoaudiologia. São números que destacam a importância da unidade no Arquipélago do Marajó.

Para a diretora Técnica do HRPM, a médica Cristina Palheta, esses resultados refletem o empenho da equipe estimulada pela gestão compartilhada, que manteve a certificação ONA 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como hospital acreditado nível 1, por atender o critério de segurança do paciente em todos os seus processos, o que inclui o aspecto da estrutura do ambiente hospitalar, pessoas capacitadas e processos institucionalizados.

O moto taxista de 33 anos, Clenildo da Conceição Marinho, também comprovou a eficácia da assistência. "Eu sofri um acidente há mais de 5 meses, em Bagre, e fui encaminhado pra cá onde estou sendo muito bem tratado. Hoje faço uso da bolsa de colostomia. Todo tratamento é de primeira qualidade e agora estou fazendo dieta pra fazer a cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal (enteroanastomose)", ressaltou o paciente que foi vítima de ferimento por arma branca na região do abdômen.

Para a Cristina Palheta, o HRPM está estrategicamente localizado em Breves. "Essa localização tem sido um diferencial no atendimento da população, uma vez que a maioria dos procedimentos realizados em Belém, agora são possíveis aqui no município, principalmente, cirurgias. Isso é um grande impacto para população porque não precisam mais se deslocar para capital".

Novos serviços - A gestão do HRPM investe em melhorias contínuas que beneficiam diretamente tanto colaboradores como usuários dos serviços. Atualmente, o hospital passa por mais uma expansão com a construção do conforto médico que vai integrar o complexo hospitalar, aumentando o espaço físico que viabilizará a implantação do serviço de Hemodiálise.

Além dos benefícios para a saúde pública da região, a abertura do setor de Hemodiálise possibilitará a geração de novos empregos diretos e indiretos.

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), presta assistência para mais de 300 mil habitantes vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (8ºCRS), composto por Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço, Gurupá, além de Breves.

A unidade dispõe de 70 leitos (sendo 17 leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - desses, 7 leitos UTI adulto, 5 leitos UTI Neonatal e 5 leitos UTI Pediátrica), clínicas integradas com as especialidades de obstetrícia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, pediatria, clínica médica, anestesia, terapia intensiva. Conta também com suporte de exames por imagem, gráficos e laboratoriais.

Serviço: O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.