Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DO MÉDICO PEDIATRA

Acompanhamento pediátrico é fundamental para a saúde das crianças

Por Marcelo Leite HOIOL (HOIOL)
27/07/2019 10h43

A médica pediatra Juliana Adijuto e o pequeno Rafael, que faz tratamento no Hospital Oncológico, em BelémA saúde do pequeno Rafael da Rosa sempre foi sinônimo de preocupação para a mãe Lucilene. As visitas ao médico sempre fizeram parte da rotina da família e foi em uma dessas consultas que ele foi encaminhado por uma médica pediatra ao Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, unidade do governo do Estado, que atende 850 crianças em tratamento contra o câncer.

A suspeita de leucemia foi confirmada e, hoje, dois anos após o diagnóstico, Lucilene lembra da importância das consultas e do direcionamento que recebeu até chegar ao Oncológico Infantil. "Ele está perto de concluir as quimioterapias e eu só posso agradecer ao hospital e a médica que nos encaminhou", conta a mãe.

Rafael recebe acompanhamento especializado e multiprofissional na unidade, que é referência para o diagnóstico e tratamento gratuito para crianças e adolescentes com câncer no Pará e estados vizinhos, como o Amapá. A figura do médico pediatra foi fundamental na descoberta precoce da doença do menino, o que aumenta as chances de cura em até 80%, segundo estudos do Instituto Nacional do Câncer.

Profissão – Criada no final do século XIX, devido aos elevados índices de mortalidade infantil e ausência de profissionais especializados para cuidar de crianças, a profissão é celebrada em 27 de julho no Dia do Médico Pediatra.

A data faz alusão à fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, em 1910, pelo Dr. Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro. Até 1950, ela era uma entidade basicamente carioca e a nacionalização ocorreu a partir de 1951, com a filiação das Sociedades e Departamentos Estaduais de Pediatria.

Médica pediatra no Hospital Oncológico Infantil, Juliana Adijuto acompanha de perto o caso de Rafael e de outros pacientes em tratamento na unidade. Com base na experiência de quem vem trabalhando desde o início das atividades do hospital, ela chama a atenção das famílias para a importância das consultas médicas regulares com pediatras, desde as primeiras horas de vida até a adolescência.

"É fundamental buscar o acompanhamento do pediatra para a criança desde o nascimento. São com essas consultas que a gente consegue manter uma vida saudável durante o crescimento e descobrir precocemente o surgimento de doenças, sejam as mais comuns ou graves, como o câncer", destaca Juliana.

Sobre o Hospital
Atualmente, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é a referência para o diagnóstico e tratamento especializado gratuito para crianças e adolescentes com câncer no Pará e estados vizinhos, como o Amapá.

Inaugurado em outubro de 2015, o hospital atende cerca de 800 crianças e já um dos maiores do país em números de acolhimentos realizados exclusivamente para a oncologia pediátrica. Em três anos, foram 602 casos diagnosticados, com mais de 800 mil atendimentos realizados, entre eles 87.384 sessões de quimioterapia e 41.049 consultas, com um índice de aprovação atual de 98% dos usuários.